Notícias
Urgente: Sistema de saúde em colapso; Sinduscon e Seconci fazem apelo ao setor
Urgente: Sistema de saúde em colapso; Sinduscon e Seconci fazem apelo ao setor
29/03/2021

Diante da superlotação dos hospitais, Sinduscon e Seconci emitem novo alerta ao setor da construção civil

Em carta aberta à sociedade, os hospitais de Londrina apresentaram os últimos dados do sistema de saúde na cidade. A divulgação foi na última sexta-feira (26) em entrevista coletiva. Na ocasião, as instituições fizeram um apelo à população e informaram que, devido ao alto número de infectados pela Covid-19, o atendimento está em colapso.

O relato é de falta de profissionais, leitos e medicamentos. Situação que afeta o atendimento de outros quadros clínicos e cirurgias.

Diante do exposto, o Sinduscon e o Seconci Paraná Norte alertam os empresários do setor para que sejam ainda mais sensíveis à situação atual.

A orientação é manter toda a atenção aos protocolos de segurança. Esclarecer e emitir alertas internos aos colaboradores. Conscientizar para que respeitem as medidas de prevenção e cuidem de seus familiares.

O momento é de zelar com rigor pelas ações contra Covid-19 no ambiente de trabalho. Determinar o distanciamento social, e, impedir que compareçam na empresa pessoas com sintomas ou que tiveram contato com doentes.

Sobre as máscaras, é necessário cobrar que o uso seja feito de forma correta. As mãos devem ser limpas constantemente.

Outra ação importante, é designar colaboradores responsáveis por fiscalizar e fazer triagem com os demais sobre os sintomas da doença, tanto na área administrativa quanto no canteiro de obras.

O Sinduscon e o Seconci endossam o apelo feito pelas autoridades médicas. Desde o início da pandemia, as entidades têm se manifestado em prol da saúde e da prevenção, com a criação de protocolos e medidas específicas para o setor da construção civil. Comunicados às empresas, adesão às campanhas, distribuição de máscaras, e a pesquisa que monitora a situação da Covid-19 nas obras são algumas das ações.

Enquanto a crise sanitária não for controlada, Sinduscon e Seconci seguirão orientando e alertando os empresários da construção civil. Durante a pandemia, a premissa é cuidar das vidas ligadas à essa atividade econômica e manter o setor ativo e próspero.

Leia a nota dos hospitais na íntegra: 

 

ALERTA À POPULAÇÃO DE LONDRINA E REGIÃO
NOTA CONJUNTA ENTIDADES DE SAÚDE DE LONDRINA – 26/03/2021

Considerando a situação atual da Pandemia da COVID-19 no Paraná, com números alarmantes de novos casos na cidade de Londrina, o que repercute no aumento da procura por atendimento médico, necessidade de internação e consequente superlotação dos hospitais públicos e privados;

O Sistema de Saúde de Londrina está em sua capacidade máxima de prestação de atendimento, tanto no que se refere à infraestrutura física de leitos, quanto em relação à disponibilidade de materiais, equipamentos e recursos humanos especializados.

No que se refere aos materiais médico hospitalares, constatamos a escassez de produtos essenciais no mercado, em especial medicamentos anestésicos. O aumento expressivo no número de pacientes com a COVID-19, que necessitam de ventilação pulmonar mecânica, acarretou o aumento no consumo dessas drogas anestésicas (bloqueadores neuromusculares e sedativos) e, a reposição dos estoques das instituições públicas e privadas de saúde se encontra prejudicada em razão da insuficiência produtiva dos fabricantes frente à demanda crescente em todo território nacional.

Alertamos a população para a redução acelerada dos estoques desses medicamentos e outros itens imprescindíveis em todas as instituições de saúde de Londrina. Tal fato poderá comprometer, além do atendimento à COVID-19, a realização de procedimentos cirúrgicos e trazer prejuízos aos atendimentos da Rede de Urgência e Emergência, como os casos de trauma, de infarto, de AVC, dentre outros.

Quanto à disponibilização de profissionais especializados, a sobrecarga de trabalho tem resultado na exaustão física e emocional das equipes de saúde. Os profissionais submetem-se a extensas jornadas de trabalho, os gestores das instituições de saúde enfrentam o aumento progressivo dos afastamentos, além da dificuldade de contratação decorrente da ausência destes profissionais no mercado de trabalho.

Diante do iminente colapso do sistema de saúde e frente ao ritmo lento da vacinação no território nacional, reiteramos a necessidade da intensificação das medidas de orientação educativa, bem como dos esforços de todos no cumprimento das medidas sanitárias para evitar a disseminação da doença.

Na data de 23 de março de 2021 o Brasil registrou, pela primeira vez, mais de 3 mil óbitos pela COVID-19, portanto medidas emergenciais e mais rígidas precisam ser adotadas pelas autoridades para conter o avanço da doença.

O quadro atual ainda poderá deteriorar-se ainda mais, se não houver esforços efetivos de toda a sociedade. O momento exige o comprometimento de todos e somente a partir da união entre as autoridades sanitárias e técnicas, bem como da população, poderemos fortalecer as ações de combate à COVID-19, possibilitando aos Hospitais a prestação de assistência à saúde com segurança.

As entidades e hospitais abaixo fazem um apelo à população para que evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social, usem máscaras e higienizem frequentemente suas mãos.

*Adotar medidas que visem conter a transmissão do Coronavírus é um dever de todos!

Faça a sua parte para que os Hospitais continuem atendendo e salvando vidas.

Sinheslor – Sindicato dos Hospitais de Londrina e Região
17ª Regional de Saúde
Associação Médica de Londrina
Prefeitura Municipal de Londrina
Unimed Londrina
Hoftalon de Londrina
Hospital do Câncer de Londrina
Hospital Evangélico de Londrina
Hospital Infantil Sagrada Família
Hospital Mater Dei
Santa Casa de Londrina
Hospital Universitário do Norte do Paraná
Hospital Zona Norte de Londrina
Hospital Zona Sul de Londrina

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text