Notícias
Inovação, design e relações duradouras: predicados que colaboram com sucesso da Plaenge
Inovação, design e relações duradouras: predicados que colaboram com sucesso da Plaenge
23/06/2021

Seis milhões de metros quadrados construídos. Número que dimensiona bem a trajetória do Grupo Plaenge em mais de meio século de história. A empresa figura no topo dos rankings que indicam as maiores construtoras do país. Para entender mais sobre essa jornada, o Sinduscon entrevistou o diretor da construtora, Marcelo Resquetti. Além de contar um pouco sobre como o Grupo atingiu este patamar, ele falou também dos projetos futuros. Confira.

Sinduscon – O Grupo Plaenge está posicionado não apenas entre as principais construtoras, mas também entre as melhores empresas do país. Destes rankings, quais você considera os mais importantes?

Marcelo Resquetti- Participamos dos principais rankings nacionais que envolvem análise da saúde financeira ou levantamento específico do segmento da construção civil, como metragem construída. Em 2020, a Plaenge foi classificada pelo sétimo ano consecutivo como a maior construtora do Sul do País pelo ranking Valor 1000, publicado anualmente pelo jornal Valor Econômico. O anuário está na 20ª edição e retrata o ranking das mil maiores empresas do Brasil por receita líquida.

Além disso, a Plaenge foi classificada pelo Ranking Intec como uma das cinco maiores empresas brasileiras do setor da construção. O índice, que aponta as 100 maiores construtoras brasileiras, avalia a movimentação de obras em projeto e em andamento. Presente no ranking há uma década, a Plaenge subiu 12 posições nos últimos dois anos, chegando em 2021 ao 4º lugar, com 1.260.379 m² de área construída e em execução, nos segmentos imobiliário e industrial.  O ranking destaca a Plaenge, também, como a maior empresa de construção civil do Paraná.

Também estamos posicionados entre as maiores construtoras pelo ranking da Revista Amanhã, um anuário econômico da região Sul feito por uma revista de economia com grande expressividade no País. Há nove anos consecutivos a Plaenge se destaca no ranking que analisa e classifica 30 setores da economia. Neste ranking, o critério de análise é o diagnóstico financeiro baseado no VPG (Valor Ponderado de Grandeza), que resulta da soma de patrimônio (com peso de 50%), receita líquida (40%) e resultado líquido do exercício (10%).

S. –  Para o Grupo, qual a importância de figurar entre os maiores do País? Isso tem relação apenas com reconhecimento e credibilidade, ou reflete no dia a dia e tem mais desdobramentos entre clientes e colaboradores?

M. R.Investimos na constante inovação do nosso design e em  processos construtivos ao mesmo tempo que adotamos um modelo de gestão conservador nas finanças. Além disso, somos uma empresa reconhecida pela confiança e pelas relações duradouras com nossos clientes e parceiros. Nosso compromisso é com a oferta da melhor experiência aos nossos clientes, sempre pautados por valores como ética, confiança e o “fazer bem feito". 

Entendemos a classificação nos rankings como uma consequência do bom trabalho realizado, que resulta na oferta de produtos diferenciados, cuja qualidade é reconhecida pelo mercado, desde o projeto até a entrega. Os rankings são um reconhecimento importante que dividimos com todos os colaboradores. 

Nas últimas cinco décadas, a Plaenge tem se destacado como uma empresa que investe constantemente em inovação. Fomos a primeira construtora a oferecer diferenciais como o Seguro de Entrega, oferecido no mercado até hoje com exclusividade; além das plantas flexíveis e as Centrais de Apartamentos Decorados, modelos amplamente adotados atualmente no mercado imobiliário em todo País.

Hoje, seguimos na vanguarda tecnológica em seu segmento por meio de investimentos em inovações como o BIM, o Lean Construction, Big Data e automatização. A filosofia da empresa sempre valorizou o aprendizado e a visão de longo prazo. Completamos cinquenta anos de trajetória alicerçada em valores presentes desde as origens, sobretudo a ética, respeito e compromisso com nossos clientes.

S. –  Quais os projetos para o futuro? O que ainda é importante para a companhia alcançar?

M. R.  Nas oito cidades em que atua e também no Chile, a Plaenge soma mais de 6 milhões de metros quadrados construídos onde vivem mais de 100 mil pessoas. A construtora está presente em Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Campinas (SP), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e no Chile, onde chegou em 2009.  Em 2021, lançamos nosso primeiro empreendimento em Porto Alegre, onde já adquirimos outros terrenos estratégicos. São exemplos de investimento, também, a ampliação e modernização das Centrais de Decorado de Londrina e Maringá, a implantação de novas tecnologias e aplicativos para atendimento digital e a constante melhoria de processos, que pelo quinto ano consecutivo mantém investimentos em mais uma etapa da implantação da metodologia Porsche Consulting em gestão de processos. 

Em 2020, realizamos 20 lançamentos imobiliários e entregamos 12 empreendimentos. Na área industrial, temos duas grandes obras em execução: a nova fábrica da Cia Cacique de Café Solúvel em Linhares (ES) e o prédio icônico da Sicredi em Maringá. 

Apresentamos a nova geração de apartamentos Plaenge. Em Londrina, o conceito já pode ser observado no lançamento do Átrio, um empreendimento que se destaca por arquitetura, beleza, atemporalidade e alto nível de sofisticação em todos os detalhes. 

Nosso planejamento mantém o foco no crescimento orgânico das operações, com novos lançamentos previstos para Porto Alegre e Campinas cidades com regionais mais recentes e com diversos terrenos adquiridos. Além disso, há o compromisso com o nosso plano de lançamentos imobiliários no Brasil e no Chile.

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text