Notícias
Protocolo do SESI traz novas estratégias para empresas enfrentarem a pandemia
Protocolo do SESI traz novas estratégias para empresas enfrentarem a pandemia
15/03/2021

Principal novidade está em passo a passo para rastreio mais rápido de casos de covid-19 entre trabalhadores, inspirado em metodologia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Qual o passo a passo para rastreio e isolamento mais rápido de casos expostos à covid-19? Como gestores podem participar do processo de detecção precoce de casos? As respostas a essas novas questões para o enfrentamento da pandemia estão no Protocolo de Gestão Segura e Saudável das atividades produtivas em tempos de Covid-19 nas Empresas, elaborado e disponibilizado gratuitamente pelo Serviço Social da Indústria (SESI)

O novo guia atualiza o protocolo lançado pelo SESI em 2020, com recomendações e melhores práticas referendadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde. A principal novidade da edição são as medidas de rastreio e isolamento rápido de pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19. Elas são inspiradas em método usado nas décadas de 1980 e 1990 para combate a doenças transmissíveis por vias aéreas, como sarampo e varíola. 

Segundo Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, a metodologia está sendo adotada por empresas em todo mundo para controlar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. 

“A proteção aos trabalhadores da indústria, que é uma atividade essencial, precisa ser reforçada neste cenário de aumento de casos e mortes por covid-19, surgimento de cepas novas e processo de vacinação ainda incipiente”, assinala Katyana. 

Entre as condições para uma pessoa ser considerada um “contactante” - aqueles que tiveram contato com casos confirmados de covid-19 - são: haver tido contato físico direto, como aperto de mãos e manuseio de objetos comuns, e estado a menos de um metro de distância de pessoas contaminadas, por um período mínimo de 15 minutos.

Profissionais de saúde que prestaram assistência em saúde a pessoas com covid-19 sem equipamentos de proteção individual e pessoas com contato com caso confirmado no ambiente doméstico também são considerados contactantes.  

“Essa definição é importante para o profissional que decidirá o afastamento, a testagem e a condução dos casos suspeitos e confirmados, sobretudo em caso de surto”, destaca o documento do SESI.

Pequenas e médias empresas são as grandes beneficiadas com protocolo de saúde e segurança

O protocolo é elaborado por equipe multidisciplinar, com médicos do trabalho, epidemiologistas, engenheiros de saúde e segurança no trabalho, psicólogos e outros especialistas do SESI. Pode apoiar, sobretudo, pequenas e médias empresas que, geralmente, não contam com uma área de saúde e segurança nem com médico do trabalho. Nessa situação, o SESI propõe que gestores e trabalhadores sejam capacitados para fazer o monitoramento diário dos colegas, por meio de perguntas simples, como se estão todos bem.

Outra recomendação é não permitir que pessoas com sintomas de gripe, casos suspeitos de covid-19 e pessoas que tiveram contato com casos compareçam ao ambiente de trabalho. Para fazer essa triagem, é possível criar formulários digitais ou usar aplicativos gratuitos.

No documento, há ainda recomendações para adequações no ambiente físico de trabalho, de forma a garantir a proteção e o distanciamento mínimo de um metro entre os trabalhadores; e para adoção de novas rotinas de trabalho durante a pandemia, incluindo cuidados com familiares e a saúde mental.

Fonte: CNI

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text