Notícias
Construção civil ganha hub de inovação
Construção civil ganha hub de inovação
01/06/2021

Ambiente será virtual enquanto perdurar a pandemia; espaço vai unir startups, empresas, estudantes, professores, profissionais e instituições

 

Devido ao atual momento da pandemia, o Sindicato das Empresas de Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte resolveu colocar o seu projeto de hub – o Construhub – para funcionar de forma virtual. Trata-se de um ambiente virtual colaborativo em que startups, empresas, estudantes, professores, profissionais, instituições, entre outros, poderão trocar conhecimento com foco na inovação no setor de construção civil. 

Cada startup terá uma sala virtual neste espaço onde mentores e outros interessados poderão acessá-las, explica Murillo Braghin, head de Inovação do Sinduscon PR Norte, presidente da a Governança da Inovação na Construção Civil Norte do Paraná (iCON) e responsável pelo projeto do hub. Assim que entrarem no espaço, as startups serão colocadas “no mapa”, em uma espécie de marketplace de startups. Segundo Braghin, já há algumas startups conectadas ao hub atualmente, embora o espaço ainda não tenha sido lançado oficialmente. Para inscrever o seu negócio, clique aqui.

O espaço também terá o intuito de levar o conhecimento da academia para as empresas. Outra atividade prevista são os eventos virtuais, para disseminação de conhecimento. “Estamos agregando agora um primeiro serviço do hub, que será a transmissão de conhecimento entre pessoas que talvez nunca se encontrariam de outra forma.”

A ideia é também que empresas possam abrir portas para os estudantes a partir da interação neste espaço. “Queremos que as empresas de construção civil possam abrir seus canteiros de obras para tornar Londrina um grande laboratório, onde alunos possam atuar”, diz o responsável pelo hub.

Enquanto for virtual, o espaço será gratuito, mas quando for materializado, a expectativa é que empresas mantenedoras ajudem a arcar com os custos de operação.

“Um hub é um mecanismo de inovação para impulsionar ideias guardadas na cabeça de pessoas para dar um caminho didático para que ela possa evoluir”, explica Braghin. “Quando se inova sozinho, pode se enfrentar muitos problemas. Em um hub onde tem cem pessoas conversando, todos inovando também, fica muito mais fácil saber o que deu certo e o que deu errado.”

O Construhub é um projeto do Sinduscon PR Norte em parceria com o Sebrae, apoio da Unifil e promoção do iCON.

Fonte: Portal Futurista

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text