Notícias
Prefeitura de Londrina firma parceria com o Tecpar para buscar soluções inovadoras
Prefeitura de Londrina firma parceria com o Tecpar para buscar soluções inovadoras
22/03/2022

Vivian Honorato

 

A partir de hoje (22), o município de Londrina vai receber apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa pública do governo do Estado, a fim de identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade. Para que isso aconteça, na manhã desta terça-feira (22), o executivo assinou de um Acordo de Cooperação Técnica com o Tecpar, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Além de identificar oportunidades, o acordo permitirá observar quais são os principais desafios do município e as instituições poderão somar competências para a realização de um processo de inovação aberta, pautado pela pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A intenção é que o corpo técnico do Tecpar identifique, no mercado, tecnologias existentes que possam atender aos desafios prioritários. Estas tecnologias serão colocadas em um ranking, com a finalidade de identificar a melhor tecnologia para satisfação das demandas do município.

Caso haja tecnologias disponíveis, a Prefeitura de Londrina poderá convidar as empresas para realização de Provas de Conceito no município, também com apoio do Instituto. Com esse processo, a ideia é transformar os desafios em oportunidades de melhoria, com aplicação de novas tecnologias voltadas à gestão pública, à segurança, à saúde e à mobilidade urbana.

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que Londrina se destaca, no país, na área de Tecnologia da Informação (TI) e inovação. “Temos um arranjo produtivo local que poucas cidades no Brasil têm. Temos, aqui, milhares de startups e de empresas de TI, o HUB de inteligência artificial, único do Brasil, com um investimento de mais de R$ 10 milhões do Senai. Tudo isso nos possibilitou ter, no momento, cerca de 3 mil vagas de empregos abertas nesta área e, agora, estamos trabalhando para qualificar as pessoas para preencherem estas vagas de emprego”, ressaltou.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explicou que, na prática, o acordo possibilitará um intercâmbio de experiências e da estrutura do Tecpar, dentro de sua incubadora, que ficará à disposição de Londrina. “Com isso, novas tecnologias que podem chegam no município poderão ter a prova de conceito juntamente com o Tecpar, além da realização de outros projetos. A ideia é apoiarmos as demandas da vocação regional”, disse.

Callado afirmou que Londrina é referência nacional, não só pelas ações da comunidade industrial e empresarial como pelo apoio que vem sendo dado pela Prefeitura e pelo governo do Estado. “Essa junção de apoios coloca a cidade em uma posição diferenciada com relação à inovação, às novas tecnologias e à geração de novos negócios com base tecnológica, servindo de exemplo para muitas outras regiões do país”, apontou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, frisou que o Tecpar tem tudo a ver com ecossistema de inovação do Município e com o Tecnocentro, que em breve será inaugurado. “Esta parceria permitirá aproximar a empresa pública do governo do Estado de Londrina. Temos, na cidade, mais de 1.800 empresas na área de tecnologia e, muitas vezes, elas precisam desenvolver e testar seus produtos e isso será possível por meio do Tecpar, que poderá validar estes produtos e até melhorá-los”, expôs.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, disse que Londrina possui um ecossistema de inovação muito forte e que a intenção do município é fortalecer, cada vez mais, a inovação. “Londrina tem buscado parcerias com diversas instituições, do Brasil e até do exterior, para fortalecer essa área. Agora, estamos fazendo esta parceria com o Tecpar, que possui a incubadora mais antiga do Paraná, tem um trabalho muito forte na área da saúde e de smart cities (cidades inteligentes), e nós acreditamos que o instituto possa ser um grande parceiro para alavancar, ainda mais, a área de inovação”, destacou.

Entre os presentes na solenidade, também estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira; o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni, além de servidores e representantes da sociedade civil.

Sobre o Tecpar – O Instituto de Tecnologia do Paraná foi fundado em 1940 e atua nas áreas de certificação, inovação, pesquisa e soluções tecnológicas. Trata-se de um instituto de ciência e tecnologia que, com seu corpo técnico, apoia a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil.

Os três pilares que sustentam a atuação do Tecpar são: o empreendedorismo tecnológico inovador, a indústria da saúde e o desenvolvimento tecnológico e inovação. Sua missão é atuar em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, na Produção e Soluções Tecnológicas, que agreguem valor aos clientes e à sociedade.

Fonte: Prefeitura de Londrina

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text