Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
17 Jun
2024

Londrina tem a possibilidade de despontar como pioneira na impressão de moradias

Publicado em
17 Jun
2024

Afirmação é da pesquisadora Berenice Toralles, docente da UEL e founder da startup Ecoshelter, após o anúncio que Universidade irá adquirir impressora 3D  

Quando as pesquisadoras Berenice Toralles e Luana Toralles Carbonari incubaram a startup Ecoshelter no primeiro Ciclo do Programa realizado pelo Construhub - Sinduscon PR Norte, em 2022, a solução apresentada poderia parecer algo para um futuro distante. A Ecoshelter nasceu com o objetivo de construir abrigos emergenciais através de impressora 3D para pessoas em situação de vulnerabilidade social.  Cerca de dois anos depois a notícia de que a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi contemplada com recursos para a aquisição de um equipamento para esse fim foi celebrada. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para aquisição da impressora, através do Fundo Paraná.

“Acredito que é um trabalho pioneiro, inovador, que no meu ponto de vista pode agregar muito para a cidade, colocando-a como ponto de referência nesse tipo de tecnologia”, vislumbra Berenice.

“Com a impressora aqui, as condições de ensaio de materiais ficam muito melhores. Uma coisa é fazer as pesquisas em laboratório e outra é colocar uma casa em tamanho real para ser produzida. Com uma impressora desse porte é possível entender questões que no mundo inteiro estão sendo pesquisadas. Agora no Brasil vamos poder saber na prática”, avalia o coordenador do Construhub, Murillo Braghin. 

Berenice, que é docente da UEL, e coordenadora de um grupo de pesquisa com materiais cimentícios inovadores impressos, explica que os trabalhos nesse campo de conhecimento começaram há seis anos. O processo para a liberação do recurso foi iniciado em novembro do ano passado durante um evento. Na ocasião, o secretário da Seti, Aldo Bona, se interessou pelos trabalhos na área que atendem tanto a academia - dos programas de iniciação científica aos de doutorado - e tem potencial de aplicação social. 

“Isso contribuirá muito para o conhecimento e a disseminação do grupo de pesquisa. O recurso foi concedido e agora a Universidade começa o processo de compra por licitação. Queremos uma impressora com grande capacidade de extrusão para imprimir de 38 a 40 metros quadrados contínuos. O processo de aquisição tem diversos trâmites e o equipamento deve entrar em atividade ano que vem”, explica a docente. 

Apoio do Hub e testagem da solução

Derivada das pesquisas científicas, a startup Ecoshelter foi criada em 2022 e contou com o apoio do hub em diversas etapas, inclusive para entender a visão do mercado em relação à solução.

“O hub teve uma participação extremamente positiva. Com as consultorias, as mentoriais, a participação em duas edições da Construtech Week, nós fomos  amadurecendo cada vez mais a ideia”.

A impressora 3D pertencerá à UEL e será utilizada nos trabalhos conduzidos por Berenice como docente da instituição. No entanto, ela iniciou tratativas para aproximar a startup da universidade visando firmar parceria para conseguir usar o equipamento também para realizar a testagem da solução da Ecoshelter. 

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

19 Nov
2024

Auditoria do MTE nos Canteiros: Palestra Destaca os Principais Pontos de Atenção

Confira os itens que mais costumam apresentar irregularidades
12 Nov
2024

Benefícios na área da saúde colaboram para retenção de talentos da construção civil em Londrina

Centenas de empresas investem na valorização profissional através da Medicina Assistencial e Odontologia oferecidas pelo Seconci - Serviço Social do Sinduscon Paraná Norte
15 Oct
2024

Construtech Week 2024 supera R$6 milhões em expectativas de negócios

Cifra é 200% maior que no ano passado; em 2024 evento se consolidou como maior de inovação na construção do sul do País