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21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Publicado em
21 Jun
2024
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.

A arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) teve incremento de R$ 4 milhões nos primeiros meses de 2024 em Londrina. De Janeiro a Abril foram recolhidos pelo município R$32,2 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado o número foi de R$28,2 milhões. O mês com maior arrecadação foi Abril de 2024, quando foram pagos aos cofres públicos mais de R$11 milhões do imposto. 

Os dados coletados pelo Sinduscon Paraná Norte junto à Prefeitura de Londrina compõem a nova Plataforma de Inteligência de Mercado da entidade. Uma inovação que nasceu com a proposta de reunir diversas informações imobiliárias em um único portal, índices coletados de fontes públicas e apurados pela equipe da entidade.  O objetivo da plataforma é compilar informações de mercado, de forma estruturada, para que os players do setor sejam mais assertivos nos processos decisórios que envolvem os negócios.

No ambiente da Plataforma, é possível encontrar informações sobre o mercado de trabalho, impostos, dados de empreendimentos, como localização, fase da obra e os lançamentos das construtoras. Nessa aba, apesar da coleta de dados ainda indicar uma amostragem do total de projetos, tendências de consumo são confirmadas. Dos quase 80 empreendimentos cadastrados, mais de 50% estão na zona Sul. 

“O maior objetivo da nova Plataforma é levar para as empresas a possibilidade de analisar dados do setor. Além disso, trazer índices concretos, como as tendências de lançamentos que podem fortalecer o setor. A Plataforma é embrionária, nossa primeira versão. O que almejamos é um BI (business intelligence) cada vez mais forte”, vislumbra a presidente do Sinduscon e vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Celia Catussi.

O Sinduscon representa mais de 1600 empresas da construção civil no Norte do Estado. A criação de uma base sólida de dados possibilita também a interpretação dos ciclos de mercado, facilitando o planejamento estratégico.

“É uma iniciativa inovadora. Sempre defendemos que o Sinduscon deve ser um indicador do que pode acontecer no futuro, tanto para seus associados quanto para o movimento social que faz parte. Essas informações são fundamentais nas conversas com a imprensa, com o executivo e em defesa das nossas reivindicações” pontua o vice-presidente da entidade, Gerson Guariente.  

Plataforma reforça compromisso do Sinduscon com a inovação 

A Plataforma de Inteligência de Mercado está em desenvolvimento há um ano, após o Sinduscon ser contemplado por um edital da Fiep voltado às iniciativas inovadoras. Desde 2022, com a fundação do Construhub - centro de inovação com mais de 50 startups -  o Sinduscon se dedica cada vez mais às ações inovadoras, entendendo que é um movimento fundamental para garantir a competitividade das empresas que representa. A Plataforma de Inteligência de Mercado está em sua versão 1.0 e aberta para utilização dos associados da entidade.

“É um marco para o Sinduscon e para o mercado londrinense, nós não tínhamos nenhuma ferramenta desse tipo até hoje, com informações concentradas em um único lugar. A versão 1.0 veio muito bem equipada, e ainda tem muito a ser melhorada. Representa um ganho para as construtoras e para a cidade de Londrina, que conta com as informações do setor organizadas”, vislumbra o diretor de inovação Ricardo Gharib.

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