Startups do Construhub ingressam em aceleradora nacional
Marketplace voltado para sobras de obra e software para varejo e logística entram para o Inovativa
As startups do Construhub - Sinduscon PR Norte – S’Obra e FABRA – estão em processo de aceleração no hub Inovativa, uma plataforma aceleradora de atuação nacional que promove oportunidades para negócios inovadores.
O ingresso dos projetos foi garantido após a aprovação em seleção que ocorreu em março. Desde então, as startups, que se graduaram no terceiro ciclo de incubação do Construhub, passam por atividades na aceleradora e têm a expectativa de se conectarem com investidores interessados nas soluções que estão em fase de validação.
A Startup S’Obra atende 5 das ODS
A arquiteta Cláudia Helena Meyer, uma das seis fundadoras da startup S’Obra – O brechó da sua obra, conta que o projeto está crescendo na aceleradora, pois segue as práticas do ESG (Ambiental, Social e Governança).
“A solução atende cinco ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil) da ONU. Isso é muito importante e é um projeto de impacto. O cuidado com o meio ambiente, a redução do impacto climático e a promoção da economia circular são os principais objetivos da startup”, conta Cláudia.
A solução do S’Obra é um marketplace destinado para a comercialização das sobras de materiais de construção das obras, promovendo a conexão de pessoas e proporcionando negócios com melhores preços, para quem deseja adquirir insumos para reformar ou realizar pequenas obras.
“Como todas nós trabalhamos como arquitetas e acompanhamos obras, percebemos a quantidade de material que é descartado e pode ser reaproveitado, sem necessariamente passar por reciclagem. A ideia é promover o reaproveitamento com a realocação destes materiais, sejam eles novos ou seminovos. Vimos uma possibilidade de comercialização e rentabilidade com essas sobras”, resume Cláudia.
Além da compra e venda, o S’Obra pretende atuar com programas de assinaturas ofertados aos lojistas parceiros que farão anúncios de produtos e promoções. A solução está sendo validada, o site já está em funcionamento e o objetivo da startup agora é captar leads e possibilitar a mudança de comportamento das pessoas incentivando o reuso e a reutilização das sobras de obra.
FABRA, uma Fábrica de Softwares
O founder da FABRA, que é uma das startups do Construhub, AlIison Willian de Godoi Candido, conta que o projeto selecionado pela Inovativa tem como público alvo empresas das áreas do varejo, logística e saúde. O Smart E-Tag faz o etiquetamento eletrônico, substituindo as etiquetas de papel por um display, o que reduz o custo da operação, acelera os processos de logística e evita a confusão de informações nos comércios e indústrias. A troca das informações no display é feita pelo celular ou computador. No Inovativa, Allison conta a rotina de atividades e avaliações.
“Estamos passando por mentorias individuais e coletivas, participando da primeira fase em que todas as atividades geram pontos. Vamos apresentar novamente nosso pitch e sermos avaliados”
Fundada em 2022, a FABRA é uma fábrica de softwares, um desafio na carreira de Allison que se encontrou no empreendedorismo. Hoje a startup trabalha em diversos projetos. Duas soluções já foram incubadas no Hub, entre elas o Facility SST, checklist fácil para saúde e segurança do trabalho.
“Criamos um checklist eletrônico, que o técnico de segurança pode fazer via web, app mobile. O checklist é personalizado, o sistema identifica cada NR (Norma Regulamentadora) e já traz toda a parametrização automaticamente”, conta Allisson.
Conquistas contam com o apoio do Hub
Os fundadores das startups reconhecem o Construhub como um agente de grande relevância no processo de desenvolvimento de suas soluções.
“Participar do Construhub despertou para aprendermos mais sobre processos. Ainda temos atendimento por mais seis meses e continuamos ativos na comunidade. Em todas as oportunidades possíveis, onde nossa ideia se encaixar, iremos aproveitar”, comenta Cláudia sobre a participação em editais de inovação.
“O hub foi muito importante. Uma redescoberta, uma virada de chave. Descobri outras skills que possuo. Além do networking qualitativo e quantitativo”, finaliza Allison.