Notícias
Startup do Construhub participa de maior feira moveleira do País
Startup do Construhub participa de maior feira moveleira do País
16/02/2024

Na foto: O empresário e presidente da Faciap, Fernando Moraes, a empreendedora, Ignes Dequech Alavres, e o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. 

Inconcrete, incubada no Construhub-Sinduscon PR Norte, apresentou a solução para mobiliário urbano na Movelpar, no estande do Sebrae-PR

Em meio aos móveis em madeira, o mobiliário de concreto de alta performance despertou atenção no estande do Sebrae-PR na Movelpar. A feira, a maior do setor, ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro em Arapongas e contou com público de cerca de 17 mil pessoas. A inovação é da Inconcrete, que tem como founder a arquiteta Ignes Dequech Alvares. Na feira de móveis, Ignes expôs o produto pela primeira vez: três bancos com design moderno e modulares. A empreendedora também foi uma das convidadas para explanar sobre a solução em um dos painéis do evento.

"A Movelpar tem um público voltado ao mobiliário para áreas internas, no entanto, foi importante mostrar que existe outro material com a possibilidade de atender as necessidades do mobiliário para as áreas externas, aumentando a vida útil do móvel com muito design, adaptado ao projeto do local”, contou a empreendedora. 

A startup integrante do Construhub-Sinduscon PR Norte participou do primeiro ciclo de incubação e produz mobiliário urbano como mesas, bancos, banquetas, apoios e coberturas com concreto de alta performance. As peças são ideais para ambientes externos e podem compor espaços públicos ou áreas de convivência, como em praças e condomínios. A participação na Movelpar trouxe o desejo de expor o mobiliário em outros eventos do ramo. O consultor do Sebrae-PR, Rubens Negrão, avalia a participação da Inconcrete como muito positiva.

“É uma evolução das startups, o que demonstra que Sebrae-PR, Construhub e Sinduscon estão cumprindo seu papel de ser um grande catalisador dessas iniciativas e de apoiá-las para que busquem mercado. A participação na Movelpar é uma vitrine para startups que vão atuar no setor de casa e construção, que além da construção envolve também toda a cadeia de decoração móveis e afins”

 

Versatilidade do concreto impulsionou a inovar

 A arquiteta e urbanista observou espaço para inovar após realizar uma pós-graduação que a capacitou como tecnóloga em concreto. Durante a especialização, Ignes se encantou com as diversas possibilidades de trabalhar o material.

“Estudei traços de concreto diferentes, obtive conhecimento em diversas tecnologias de concreto como estampado, colorido, adensado. Tem vários tipos de concreto que não são colocados em projeto e não são executados, existe uma lacuna no uso desse material. Nesse ponto entra a inovação, ajustando a tecnologia  a cada necessidade a ser atendida pelo concreto, obtendo maior resistência, impermeabilidade, durabilidade e consequentemente sustentabilidade.”, destaca a empreendedora. 

O coordenador do Construhub, Murillo Braghin, se surpreendeu com o potencial do material inovador.

“É um concreto de alta performance que não degrada, não desgasta e não enferruja por não ter aço, possui acabamento melhor e pode ser pigmentado. A incubação ajudou a entender onde aplicar esse concreto”.

A empreendedora reforça o papel decisivo do hub na definição do nicho de mercado. No ciclo de incubação, o foco da startup estava totalmente direcionado na aplicação no concreto nas obras, a ideia de atuar com mobiliário surgiu após a exposição do produto no evento Construtech Week 2022, quando o público se interessou pelo material inovador, que na ocasião foi levado em pequenos blocos.

“Dentro do hub veio a ideia de fazer produtos com esse concreto para as pessoas verem que ele existe. Isso após a Construtech em que as pessoas queriam pegar e ver de perto o material. Depois do evento, foi dentro da incubadora que entramos na ideação do mobiliário”, relembra.

 

 

 

 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text