Notícias
Construtech Week 2021 privilegia aproximação de startups em operação com o mercado
Construtech Week 2021 privilegia aproximação de startups em operação com o mercado
24/10/2021

 

3ª edição da Semana da Construção Civil terá apresentação de pitches, espaço para exposição e rodada de negócios específica para startups do setor. Evento ocorre nos dias 27 e 28 de outubro

 

Para conectar as empresas inovadoras com construtoras e investidores, a Construtech Week 2021 investiu em mudanças na programação. Nesta terceira edição do evento focado em ações da temática ESG (Environmental, Social and Governance), a intenção é privilegiar as startups que já estão desenvolvendo produtos e serviços para a construção civil.

Nos anos anteriores o evento sediou o hackathon. Agora é a vez do Startup Connect, uma competição com apresentações sequenciadas de pitches para uma banca julgadora formada por três empresários do setor.

“Quando se pensa no caminho da inovação, o hackathon está no início, na ideação. Os hackathons tiveram sucesso e foram responsáveis por um importante movimento, que nos levou aos profissionais inovadores e mentores do mercado que atuam no Construhub. No entanto, agora queremos olhar com cuidado para as startups que já estão em atuação em Londrina e região”, explica o presidente da ICON (Governança de Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná), Murillo Braghin.

De acordo com o coordenador de atendimento à empresas de alto potencial do Sebrae, Rubens Negrão, a região tem uma quantidade significativa de startups promissoras em atuação. “Nós temos um mapeamento e identificamos que há mais de 20 construtechs em operação, muitas delas passam de forma despercebida pelos investidores de Londrina e região. O novo formato será importante por possibilitar esse encontro”. Na programação do Startup Connect seis empresas irão se apresentar para a banca e a vencedora será premiada.

A Construtech Week terá formato híbrido: o público poderá assistir de forma presencial ou virtual. No local que sediará o evento, um espaço foi destinado para a exposição de startups, mais uma oportunidade para os empresários conhecerem as soluções desenvolvidas. “Os investidores terão contato com startups que trabalham em diversas frentes como distrato de contratos, concreto auto-cicatrizante, educação para engenheiros, qualidade, produtividade,  preços e até decoração”, destaca o presidente da ICON.

Já no Startup Village, rodada de negócios específica para a categoria, existe a possibilidade de obter novos clientes durante o evento.

 

Jornada ESG

A agenda ESG, que sugere atuação das empresas com base no tripé ambiental, social e de governança corporativa está cada vez mais em voga, devido às mudanças climáticas, os impactos da pandemia e a pressão dos investidores.

A Construtech Week 2021 irá trazer um panorama da adesão às ações em nossa região, assim como estimular as empresas a prosseguirem ou mesmo iniciarem os trabalhos nesse sentido. “A preocupação social, ambiental e de governança corporativa se tornará em breve uma bandeira obrigatória em todos os meios sociais e empresariais independentemente da área de atuação, inclusive na construção civil em que temos um grande números de pessoas envolvidas”, destaca o presidente do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Decarlos Manfrin.

Grandes nomes foram convidados para o evento e além do cenário ESG, os palestrantes abordarão assuntos como construção enxuta, futuro do trabalho,  cidades carbono zero e certificação WELL, com projetos que promovem saúde e bem-estar.

 “O evento será um estímulo para as construtoras e empreiteiras seguirem essa jornada de desenvolvimento. Na Construtech elas poderão avaliar as práticas adotadas até aqui ou mesmo criar novas formas de trabalho. Para as empresas que ainda não começaram a seguir a tendência ESG o objetivo será despertar esses empresários, até porque isso determinará o futuro no mercado”, analisa o presidente do Sinduscon, Sandro Marques de Nóbrega.

 

A Construtech 2021 Week é uma realização da Governança da Inovação da Construção Civil do Norte do Paraná (ICON), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon PR Norte), Sebrae/PR, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Senai e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Patrocinadores: Mútua, A.Yoshii, Yticon, Galmo, Plaenge, Vanguard e Credcrea.

 

Serviço:

 

Data: 27 e 28 de outubro

Local: Espaço Villa Rica- R. Piauí, 211 - Centro, Londrina – PR

Formato: evento híbrido, com participação virtual ou presencial.

Programação e Inscrições: https://icon.org.br/construtechweek/

 

*Diante das regras sanitárias as vagas são limitadas para a participação no local.

 

 

 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text