Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
16 Feb
2024

Startup do Construhub participa de maior feira moveleira do País

Publicado em
16 Feb
2024
Startup do Construhub participa de maior feira moveleira do País

Na foto: O empresário e presidente da Faciap, Fernando Moraes, a empreendedora, Ignes Dequech Alavres, e o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

Inconcrete, incubada no Construhub-Sinduscon PR Norte, apresentou a solução para mobiliário urbano na Movelpar, no estande do Sebrae-PR

Em meio aos móveis em madeira, o mobiliário de concreto de alta performance despertou atenção no estande do Sebrae-PR na Movelpar. A feira, a maior do setor, ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro em Arapongas e contou com público de cerca de 17 mil pessoas. A inovação é da Inconcrete, que tem como founder a arquiteta Ignes Dequech Alvares. Na feira de móveis, Ignes expôs o produto pela primeira vez: três bancos com design moderno e modulares. A empreendedora também foi uma das convidadas para explanar sobre a solução em um dos painéis do evento.

"A Movelpar tem um público voltado ao mobiliário para áreas internas, no entanto, foi importante mostrar que existe outro material com a possibilidade de atender as necessidades do mobiliário para as áreas externas, aumentando a vida útil do móvel com muito design, adaptado ao projeto do local”, contou a empreendedora.

A startup integrante do Construhub-Sinduscon PR Norte participou do primeiro ciclo de incubação e produz mobiliário urbano como mesas, bancos, banquetas, apoios e coberturas com concreto de alta performance. As peças são ideais para ambientes externos e podem compor espaços públicos ou áreas de convivência, como em praças e condomínios. A participação na Movelpar trouxe o desejo de expor o mobiliário em outros eventos do ramo. O consultor do Sebrae-PR, Rubens Negrão, avalia a participação da Inconcrete como muito positiva.

“É uma evolução das startups, o que demonstra que Sebrae-PR, Construhub e Sinduscon estão cumprindo seu papel de ser um grande catalisador dessas iniciativas e de apoiá-las para que busquem mercado. A participação na Movelpar é uma vitrine para startups que vão atuar no setor de casa e construção, que além da construção envolve também toda a cadeia de decoração móveis e afins”

Versatilidade do concreto impulsionou a inovar

A arquiteta e urbanista observou espaço para inovar após realizar uma pós-graduação que a capacitou como tecnóloga em concreto. Durante a especialização, Ignes se encantou com as diversas possibilidades de trabalhar o material.

“Estudei traços de concreto diferentes, obtive conhecimento em diversas tecnologias de concreto como estampado, colorido, adensado. Tem vários tipos de concreto que não são colocados em projeto e não são executados, existe uma lacuna no uso desse material. Nesse ponto entra a inovação, ajustando a tecnologia a cada necessidade a ser atendida pelo concreto, obtendo maior resistência, impermeabilidade, durabilidade e consequentemente sustentabilidade.”, destaca a empreendedora.

O coordenador do Construhub, Murillo Braghin, se surpreendeu com o potencial do material inovador.

“É um concreto de alta performance que não degrada, não desgasta e não enferruja por não ter aço, possui acabamento melhor e pode ser pigmentado. A incubação ajudou a entender onde aplicar esse concreto”.

A empreendedora reforça o papel decisivo do hub na definição do nicho de mercado. No ciclo de incubação, o foco da startup estava totalmente direcionado na aplicação no concreto nas obras, a ideia de atuar com mobiliário surgiu após a exposição do produto no evento Construtech Week 2022, quando o público se interessou pelo material inovador, que na ocasião foi levado em pequenos blocos.

“Dentro do hub veio a ideia de fazer produtos com esse concreto para as pessoas verem que ele existe. Isso após a Construtech em que as pessoas queriam pegar e ver de perto o material. Depois do evento, foi dentro da incubadora que entramos na ideação do mobiliário”, relembra.

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

Foto da pesquisadora Berenice Toralles, docente da UEL e fundadora da startup Ecoshelter, sorrindo enquanto segura um modelo de construção impresso em 3D.
17 Jun
2024

Londrina tem a possibilidade de despontar como pioneira na impressão de moradias

Londrina pode se tornar pioneira na impressão de moradias com a nova impressora 3D da UEL, impulsionando inovação e abrigo social.
Startups do Construhub ingressam em aceleradora nacional
21 May
2024

Startups do Construhub ingressam em aceleradora nacional

Marketplace voltado para sobras de obra e software para varejo e logística entram para o Inovativa
Construção civil ganha 178 mil novos postos de trabalho em um ano
30 Apr
2024

Construção civil ganha 178 mil novos postos de trabalho em um ano

Salário inicial do setor é maior que a média de todas atividades econômicas