Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
4 Sep
2023

Startup centrada em mão de obra feminina fecha parceria com Mercure Tintas para MVP

Publicado em
4 Sep
2023
Startup centrada em mão de obra feminina fecha parceria com Mercure Tintas para MVP

A fundadora da startup, Amanda Ferraz, com o coordenador do hub, Murillo Braghin

Solução incubada no Construhub, em Londrina no Paraná, irá capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para prestação de serviços em obras

A startup Manas na Obra, integrante do Construhub do Sinduscon Paraná Norte, contará com o know-how da empresa Mercure Tintas para validar o MVP (Mínimo Produto Viável). A solução inovadora – que passou pelo segundo ciclo de incubação do hub – é centrada na prestação de serviços de mão de obra para a construção civil. O diferencial é o trabalho ser focado exclusivamente em mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade, capacitadas com treinamento próprio da startup. Nas etapas do negócio estão a captação das colaboradoras, o encaminhamento para cursos, a capacitação específica da Manas na Obra e a entrada no mercado de trabalho.

“Cada dia mais eu me surpreendo com a aderência do público feminino e a vontade de fazer a diferença. Em muitos casos observamos que a mulher tem a tendência de validar os processos, passo a passo, sem eliminar etapas. E teremos maleabilidade para trabalhar com essas mulheres, um trabalho que precisa ser detalhado e detalhista”, afirma a fundadora da startup e arquiteta, Amanda Ferraz, que decidiu inovar com base em uma experiência pessoal: a dificuldade em contratar serviços de qualidade para execução dos projetos.

Para observar a adesão dessas mulheres ao mercado de trabalho, a startup vai validar o MVP neste mês – e é nessa etapa que a Mercure Tintas entra como parceira. A Manas na Obra já fez a captação das mulheres e ministrará um curso de pintura em duas datas distintas. Até quinze mulheres devem participar do treinamento. Após a capacitação, será mensurado o percentual que irá para o mercado de trabalho e as profissionais seguem para um estágio, com a finalidade de ganhar experiência.

“Nós apresentamos nosso modelo de negócio, a Mercure Tintas acreditou e quer fazer parte. A empresa entrou na parceria fornecendo o material e nos ajudando com um técnico, que vai explicar as características específicas do produto”, explica a empreendedora.

A startup ingressou no Construhub através do Programa de Incubação, que conta com metodologia desenvolvida juntamente com o Sebrae/PR. Em agosto, a Manas na Obra finalizou a jornada de conhecimento, que durou seis meses.

“A parceria é um indicativo de que a startup realmente tem um bom produto. É o que buscamos no hub, que grandes empresas conheçam as startups, vejam que são soluções incríveis e se envolvam nesses momentos, como na construção do MVP” explana o coordenador do Construhub, Murillo Braghin.

“Dentro dos modelos de parcerias e investimentos em startups temos o Smart Money, que não é somente o recurso financeiro, mas também as empresas darem oportunidades para as startups testarem os seus MVPs, pilotarem, fazerem avaliações e com isso corrigirem os erros de forma rápida. E assim, conseguir também evoluir em abertura de mercado”, afirma o consultor do Sebrae/PR e mentor do Construhub, Rubens Negrão.

Lado social

A Manas na Obra trabalha com o princípio de contribuir com a redução da desigualdade de gênero. Na construção civil atualmente apenas 10% dos colaboradores são mulheres. Outro ponto é oportunizar mais dignidade e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para validar o MVP, a Manas na Obra conta com o apoio do Centro Esperança Por Amor Social (CEPAS), que presta assistência social e profissionalizante em diferentes bairros de Londrina. O treinamento será na região norte de Londrina, no bairro São Jorge, em uma unidade da entidade.

Sobre o Construhub-Sinduscon PR Norte

O Hub de inovação do Sinduscon Paraná Norte é um habitat voltado ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para o setor da construção civil. Fundado em 2022 conta com 28 startups em seu portfólio. Atua em diferentes esferas ligadas à inovação, como a capacitação de empreendedores através do Programa de Incubação e a conexão com players de mercado e especialistas da academia. Para as startups o Construhub oferece suporte através de incubação e mentoria, fomenta ideias, parcerias e investimentos. Além disso, promove ações com intuito de desenvolver uma cultura de inovação nas empresas do setor.

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.