Sinduscon PR Norte entrega selo de certificação para a primeira turma de empreiteiros aprovados em curso de gestão
Presidente do Sinduscon, Celia Catussi, entrega o certificado ao empreiteiro Claudio Quintino Junior
Reconhecimento através do selo é uma ação inédita no País e tem o objetivo aumentar o padrão de excelência das construções com profissionais mais capacitados
Com objetivo de elevar ainda mais o padrão técnico das obras, o Sinduscon Paraná Norte – em parceria com a FIEP e SENAI – certificou 15 empreiteiros que foram aprovados no “Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros”. O reconhecimento dos profissionais formados na capacitação foi na sede da entidade e contou com a entrega dos selos de certificação. A ocasião reuniu também representantes das construtoras associadas, que se envolveram ativamente na criação do curso.
A iniciativa de certificar os empreiteiros, como forma de diferenciá-los dos demais no mercado de trabalho, é inédita no País. Com a aprovação no curso, eles compõem uma lista de prestadores de serviço de alto nível técnico que será divulgada entre os associados do Sinduscon.
O aperfeiçoamento profissional da primeira turma de empreiteiros, ocorreu no SENAI Londrina e teve carga horária de 68 horas. A ementa foi desenvolvida com base nas demandas das construtoras e abordou seis pilares de conteúdo: gestão de pequenos negócios, tipos e modalidades de contratos, noções de recursos humanos, folha de pagamento, convenções coletivas, controle financeiro, processos de faturamento, jornada de trabalho, avaliação de desempenho, segurança do trabalho e diversos outros conteúdos.
Durante a cerimônia, a presidente do Sinduscon, Celia Catussi, destacou a relevância dessa mão de obra para o setor da construção civil, e a importância da capacitação para alcançar um padrão ainda maior de excelência nas obras.
“Sabemos que não é fácil sair do canteiro de obras e ainda buscar conhecimento, realizar uma capacitação. Mas temos certeza que o esforço dos empreiteiros será recompensado com o aprendizado e a visibilidade que terão no mercado”, reforçou.
Os aprovados contam que o conhecimento adquirido será importante no dia a dia do negócio.
“O curso foi muito útil, teve abordagens bem significantes dentro da nossa área e ajudou na perspectiva de futuro e de crescimento”, comenta Patrícia de Paula Padilha, que atua na área de estrutura e alvenaria.
“Ficamos alguns meses estudando e trabalhando e o selo vem dar um “up” a mais pensando no mercado de trabalho”, comemora Albert Marier Giro, empreiteiro no ramo de acabamento.