Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
11 Mar
2022

Setor imobiliário e de construção ajudou PIB em 2021 e deve puxar atividade este ano, diz presidente da Caixa

Publicado em
11 Mar
2022
Setor imobiliário e de construção ajudou PIB em 2021 e deve puxar atividade este ano, diz presidente da Caixa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou na semana passadaque o setor imobiliário e de construção civil ajudou o PIB em 2021 e deve impulsionar a atividade de novo este ano. Em entrevista ao Valor, ele comentou que era mais otimista que o mercado sobre a economia em 2020 e 2021, e suas previsões acabaram ficando mais perto da realidade.

“Eu acho que o PIB vai crescer 2% este ano. Quando as perspectivas para 2020 eram de queda de 8%, 10% do PIB, eu falava que ia cair 3%, 4%... e era ridicularizado, mas, no fim, caiu 4%. Para o ano passado, eu falava que ia crescer entre 4,5% e 5%, e ficou em 4,6%”, diz. Para este ano, a mediana da pesquisa Focus é de expansão de 0,3%, bem abaixo dos 2% estimados por Guimarães.

Para o presidente da Caixa, previsões do mercado são imprecisas porque muitas vezes se baseiam nas dinâmicas das grandes capitais.

A Caixa, por sua vez, atua nos rincões do país e tem um crédito muito pulverizado, então consegue medir melhor o pulso da atividade. “Nossa originação no imobiliário bateu recorde em janeiro e fevereiro, e o agro também está com uma demanda muito forte. E nós temos 70% do mercado imobiliário. Não acho que isso esteja incorporado nas projeções do mercado”.

Para Pedro Guimarães, previsões do mercado são imprecisas porque muitas vezes se baseiam nas dinâmicas das grandes capitais

Segundo o executivo,a carteira imobiliária da Caixa deve crescer entre 10% e 15% este ano, após a expansão de 9,2% em 2021.

O aumento deve ser puxado pelo financiamento com funding da poupança (SBPE), que deve ter alta de 20% a 25%. Para o financiamento com FGTS – programa Casa Verde e Amarela –, como os recursos não dependem do banco, e sim do conselho curador do fundo, a Caixa trabalha com uma projeção de crescimento zero. “Mas nós vamos fazer 100% do que o FGTS aprovar”.

Sobre o microcrédito, Guimarães afirmou que a Caixa já está montando seu programa, independentemente de eventuais outras políticas do governo. Questionado, por exemplo, sobre a proposta de uma espécie de crédito consignado atrelado ao Auxílio Brasil, ele disse que o banco não participa diretamente das discussões.

“O que nós estamos fazendo é o microcrédito, oferecendo opções mais atrativas para 40 milhões de pessoas que antes pagavam juros de 15%, 20% ao mês, porque não tinham como comprovar renda, e agora vão pagar algo perto de 3%”.

Ele lembrou ainda que, quando o governo liberou a linha de antecipação do FGTS, a Caixa rapidamente colocou o financiamento de pé e hoje lidera com folga esse mercado.

Fonte: G1

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.