Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
13 May
2022

Região Sul tem menor informalidade no setor da construção, mas percentual chega a 50%

Publicado em
13 May
2022
Região Sul tem menor informalidade no setor da construção, mas percentual chega a 50%

O Quintas da CBIC desta quinta-feira (12/04) trouxe dados inéditos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a informalidade no setor da construção, de acordo com a pesquisa PNAD Contínua. Dentre eles, que a Região Sul apresenta menor informalidade dentro do setor, enquanto as Regiões Norte e Nordeste maior informalidade.

De acordo com o IBGE, o percentual de pessoas na informalidade no Brasil é em torno de 68%, mas quando se olha para as regiões tem-se que a informalidade chega a 80% na Região Norte, 77% na Região Nordeste, 70% na Região Centro-Oeste, 65% na Região Sudeste e em torno de 50% na Região Sul. Em Santa Catarina, por exemplo, 57% das pessoas trabalham informalmente na construção. No Ceará e no Maranhão, no entanto, a informalidade é bastante alta.

Os dados foram apresentados pelo diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, que informou que o Instituto tem um mapeamento muito claro de como está a informalidade no país, por UF e região metropolitana.

“Apesar de ser vista como um aparelho amortecedor da crise, no longo prazo a informalidade não é boa para ninguém, nem para o estado e nem para a sociedade, e afeta de forma importante a vida das pessoas”, destacou, enfatizando que é preciso trabalhar e produzir políticas públicas para reduzir essa informalidade.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins ressaltou que os dados escancaram as desigualdades sociais e os efeitos colaterais da informalidade para acesso ao crédito e a pontuação da renda da população. Questionou se o IBGE tem um mapeamento da renda informal na linha da inclusão social. “A PNAD Continua tem dados sobre a renda total e de quanto a pessoa paga de aluguel. Rendimento médio do que é uma renda formal e informal”, disse Cimar Azeredo.

“Dados como esse podem impulsionar o setor a trabalhar por uma maior formalização dentro da construção civil. Assim como confirmam a percepção do setor sobre localidades com mais informalidade, mas não tinham números que pudessem comprovar”, destacou a economista Ieda Vasconcelos.

Dados da informalidade

Em 2021, a construção civil tinha uma população ocupada de 7,5 milhões de trabalhadores, 3,8 milhões informais, contra 3,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada e cerca de 319 mil empregadores na construção civil.

Em termos de distribuição da população ocupada, de acordo com a forma de inserção no setor privado, a preponderância é de empregado por conta própria. No 4º tri de 2021, os trabalhadores por conta própria representavam 52%, o trabalhador empregado 44%, e o empregador 4%, contra 53% do trabalhador por conta própria em 2020, 43% do trabalhador empregado e 5% do empregador no mesmo ano.

A economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, comemorou o ineditismo dos dados desagregados para o setor da construção civil e a importância da constância de sua atualização na PNAD Contínua, que será atendido pelo IBGE na medida do possível. “A desagregação dos dados para o setor é uma ressonância de onde estão os problemas”, disse Cimar Pereira.

Vasconcelos comentou a importância dos dados. Apesar de a indústria da construção estar com 68% de informalidade, mais que a média do país em 2021, a formalidade no setor avançou de 2018 para cá, quando era de 30,3% (2018) e passou para 31,4% (2021).

“Há um crescimento da formalidade e cada vez mais isso precisa ser estimulado”, reforçou Pereira,

Acesse a apresentação do IBGE sobre a PNAD Contínua.

Sinapi

Ao comentar os dados apresentados, o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, destacou que a construção civil não parou durante a pandemia e corroborou a importância de manter atualizada e constante esse nível de informação.

Sobre o Sinapi, pediu a realização de uma reunião específica com o IBGE sobre a aferição dos novos salários em razão das convenções coletivas, o que será agendada.

Painel Interativo da PNAD Contínua do IBGE

Informou ainda sobre o lançamento no dia 4/5 do Painel Interativo da PNAD Contínua do IBGE. A novidade traz dados sobre mercado de trabalho, população, educação e acesso a TV, internet e celular. A ferramenta, realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), espacializa e facilita a visualização de informações da maior pesquisa domiciliar do país, por meio de mapas e gráficos interativos.

Censo IBGE 2022

Cimar Pereira aproveitou para pedir o apoio do setor da construção na divulgação da importância do Censo Brasil, em que o IBGE começa a fazer a partir do dia 1º de agosto e que visa fornecer uma base confiável para a contagem precisa da população de um país em um ponto no tempo.

O desafio é atingir 215 milhões de pessoas, recenseando 76 milhões de domicílios de agosto a outubro deste ano. Os dados serão apurados nos meses de novembro e dezembro.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.