Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
16 Sep
2022

Novos “Canteiros da Leitura” ampliam conhecimento e incentivam hábito de leitura entre profissionais da construção civil

Publicado em
16 Sep
2022
Novos “Canteiros da Leitura” ampliam conhecimento e incentivam hábito de leitura entre profissionais da construção civil


Iniciativa do Instituto A.Yoshii para estimular o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares já contemplou oito canteiros de obras em Londrina, Maringá e Porto Amazonas, impactando mais de mil pessoas

Dados das últimas pesquisas realizadas a respeito do hábito de leitura entre brasileiros revelam um cenário preocupante. Entre 2015 e 2019, o país perdeu 4,6 milhões de leitores, ou seja, pouco mais da metade dos brasileiros têm o costume de ler (52%). O levantamento foi divulgado em 2020 e faz parte da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural.


Ainda que no Brasil são poucos os projetos de leitura desenvolvidos por instituições sociais (8,38%), em comparação com pessoas físicas (42%) e bibliotecas (34%), segundo a pesquisa “O Brasil que Lê”, publicada em outubro de 2021, iniciativas como o “Canteiro da Leitura”, do Instituto A.Yoshii, se tornam fundamentais no incentivo à leitura e formação de novos leitores.


A proposta do projeto, criado há cerca de um ano, em Londrina (PR), é ofertar um espaço nos locais das construções com livros e revistas pensados para as realidades profissional e pessoal dos colaboradores. Recentemente, cinco novos canteiros foram inaugurados nas obras do Grupo A.Yoshii.


Para o eletricista Zenilto Santana de Araújo, de 51 anos, que procura ler todos os dias em casa, poder contar com um espaço exclusivo para a leitura no ambiente de trabalho “é uma iniciativa muito nobre e também uma boa maneira de incentivo. A leitura une o prazer e o conhecimento da forma mais simples. É lendo que diversificamos nosso vocabulário e passamos a ter mais conteúdo para conversar sobre os mais variados assuntos”, afirma.


Até o momento, já foram implantados oito “Canteiros da Leitura”, impactando diretamente mais de mil colaboradores. “Com os exemplares disponíveis no ambiente de trabalho e em um espaço projetado para funcionar como biblioteca, as chances deles conhecerem novos livros e tomarem gosto pela leitura aumentam. Ainda, é possível levá-los para ler em casa com a família”, explica o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.


O pedreiro Edgard Vera Zerpa, de 55 anos, veio da Venezuela e trouxe consigo a paixão pelos livros. Na inauguração do espaço na obra do Epic, em Londrina, ele fez questão de garantir um exemplar para ler em casa. “Minha mãe é analfabeta e adora que eu leia para ela. É uma forma de distrairmos a mente já que acabamos nos envolvendo com as histórias, e também é o melhor caminho para adquirir conhecimento”, diz.


O "Canteiro da Leitura" fica disponível durante toda a execução da obra. O mobiliário como luminárias, mesas e bancos presentes nesses espaços são feitos a partir dos resíduos da construção civil, como pallets de madeira, lona e bobinas, reforçando as ações em prol da educação, cultura e meio ambiente, que norteiam a atuação do Instituto A.Yoshii há mais de 15 anos.


Novos canteiros, mais leitores


O "Canteiro da Leitura" irá contemplar todos os projetos em execução das construtoras A.Yoshii e Yticon, nas cidades onde o grupo atua. Em Londrina (PR), atualmente são três espaços em funcionamento: nas obras do The Edge, Lumini e Epic. A iniciativa também avançou neste ano para o setor de obras corporativas, como em Porto Amazonas (PR).


Em Maringá, os empreendimentos La Reserve e Landscape também ganharam o espaço para leitura. “Buscamos levar conhecimento para todos os nossos colaboradores, disponibilizando exemplares de temas variados como gestão, autoajuda, biografias, gibis, esportes e religião. Sabemos que essa prática também vai ajudá-los nas relações de trabalho”, finaliza Aparecido.

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.