Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
1 Nov
2021

Iniciativa da UEL propõe desenvolvimento de campus inteligente

Publicado em
1 Nov
2021
Iniciativa da UEL propõe desenvolvimento de campus inteligente

Segundo professor, pesquisa ainda está em fase inicial, mas pode contribuir com soluções para demandas da cidade em diferentes áreas.

Um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) quer transformar o campus da instituição em um ambiente mais eficiente e conectado entre si, através da inovação. A iniciativa, chamada deSmart Campus, teve início no ano passado pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

A pesquisa é baseada em quatro eixos. São eles, infraestrutura, eficiência energética, caminhos e rotas dentro da Universidade e, por último, o conceito desmart building, que utiliza um edifício como referência para execução do projeto.

De acordo com o coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Rovenir Duarte, as ações podem ser implementadas em uma escala ampliada futuramente, contribuindo para atender demandas da cidade. O professor cita, entre os benefícios que a iniciativa pode oferecer à população, a otimização de recursos, como o combustível.

Segundo Duarte, o projeto ainda está em fase inicial. Ele avalia que o projeto possa ser desenvolvido com uma perspectiva a longo prazo. Ainda assim, o coordenador da pesquisa diz que algumas ações já estão sendo desenvolvidas, com a proposta de monitorar a qualidade do ar e otimizar o fluxo das filas do Restaurante Universitário, por exemplo. Além disso, o projeto também gerou uma parceria, relacionada a cartografias digitais, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

Para o professor, as iniciativas ligadas às cidades inteligentes podem apresentar respostas não apenas para o futuro, mas para os tempos atuais. Duarte destaca o potencial de desenvolvimento do modelo urbano, proporcionado pelo avanço de tecnologias e dos dispositivos que estão ao alcance da população.

A primeira etapa do projeto está sendo avaliada para aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Além de professores de Arquitetura e Urbanismo, também participam da iniciativa, docentes dos departamentos de Construção Civil e Computação.

Fonte: CBN

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.