Ideathon, batalha e exposição de startups: programação ligada ao Construhub enriquece Construtech 2023
Solução que envolve o cliente no processo da obra foi a vencedora da maratona de ideias, equipe tem vaga garantida no próximo ciclo de incubação
No palco principal ou na arena as soluções inovadoras do Construhub-Sinduscon PR Norteapresentadas na Construtech Week 2023 empolgaram e demonstraram que na construção civil há muito espaço para inovar.
Neste ano, 24 startups conectadas tiveram a oportunidade de demonstrar as tecnologias durante o evento. A exposição de startups abriu espaço para conexão, networking e duas empresas inovadoras, a Join Place e a Beeud aproveitaram o evento para lançar seus produtos.
“Evoluímos muito desde o último ano. Na Construtech Week do ano passado eram sete startups, nessa tivemos mais de vinte. Ao longo do ano inteiro fomos nos conectando com outras startups, incubando e aqui no evento a trouxemos a maioria para expor ao mercado”, comemora o coordenador do Construhub, Murillo Braghin.
O coordenador do Construhub, Murillo Braghin, em frente a exposição de startups
Na arena houve a batalha de startups, inédita no evento. Uma atividade animada e de alto nível que premiou a solução que mais atendeu aos requisitos da competição. A vencedora foi a AeonVR Virtual Experiencies, que é especialista na criação de decorados e showrooms em realidade virtual.
Batalha de startups na Arena
Após dois dias de desenvolvimento de ideias, três equipes conquistaram a vitória na maratona do Ideathon. Participaram seis equipes de estudantes das principais instituições de ensino de Londrina. O grupo que venceu em primeiro lugar foi da Faculdade Anhanguera.Os graduandos apresentaram uma plataforma de relacionamentos, que permite que o cliente e os profissionais acompanhem todo o processo da obra.
Equipe da Faculdade Anhanguera
“O evento, com organização exemplar, permitiu gerar um excelente ambiente para que as equipes pudessem aproveitar o tempo da melhor forma. Com recursos, como cartas de inspiração com exemplos reais de empresas nacionais e internacionais e também com cartas de tecnologias emergentes, estimulando o pensamento inovador que resultaram em ideias criativas e com grande potencial de se tornarem soluções reais, para problemas reais”, avalia o gerente de comunidade do Construhub, Fábio Ban, que foi responsável pela condução da maratona.
As equipes vitoriosas tem vaga garantida na próxima incubação do Construhub, as demais também são convidadas a se candidatar através do edital que será lançado nos próximos meses.-----Confira todas as soluções apresentadas no Ideathon 2023:
1 – Faculdade Anhanguera (1° Lugar no Ideathon)
Solução: Linka Lá. Plataforma de relacionamentos que permite que o cliente participe e esteja ciente de todo o processo da obra. Ainda possibilita que todo o time acompanhe os resultados, alterações e progresso de forma ágil e assertiva.
2 – UTFPR (2° lugar no Ideathon)
Solução: Smart Tracking. Mapeamento de pontos de descarte irregular de lixo. Tecnologia que informa localização, quantificação e qualificação dos resíduos por drones ou geolocalização.
3 - Universidade Positivo (3°lugar no Ideathon)
Solução: Crono Obra. Assistente ativo para gestão de obras, possibilitando a integração com o cronograma de obras, centralização das informações e otimização da execução de projetos.-----4 - Unifil-----Solução: Contru Xpert. Plataforma de capacitação profissional para construção civil.
5 - UEL
Solução: Effilager. Sistema de gestão de controle de estoque, com identificação de perdas, monitoramento de déficit e excedentes e reposição automática.
6 - UniSenai
Solução: Materialize. Canal inteligente que indica fornecedores que atendam a critérios como melhor preço, sustentabilidade ambiental e social.