Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
6 Apr
2022

Entidades vão fazer projeto do Terminal Metropolitano de Londrina

Publicado em
6 Apr
2022
Entidades vão fazer projeto do Terminal Metropolitano de Londrina

A dona de casa Vanuza Gonçalves mora em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) e praticamente toda a semana vem para Londrina resolver pendências médicas ou comprar no comércio. Sempre encontra a mesma situação: a falta de estrutura para os passageiros da região metropolitana. “Quando chove, nos molhamos. Se está sol, não tem cobertura para todos. Faltam bancos e mais comodidade”, elencou.

Atualmente, quem desembarca na cidade ou pretende ir para os municípios da região, como Cambé, Ibiporã e Rolândia, precisa usar os pontos de ônibus espalhados pela avenida Leste-Oeste, no entorno do Terminal Urbano Central. Mas a promessa do Governo do Estado é que esse panorama mude em breve. O Terminal Metropolitano deverá ser edificado no terreno que fica na esquina da Leste-Oeste com a rua Bahia, em frente ao Terminal Central, onde funcionava a Companhia Intercontinental de Café.

A área, que ocupa um quarteirão, tem cerca de 11 mil metros quadrados e está avaliada em aproximadamente R$ 17 milhões. No final de outubro do ano passado foi publicado um decreto estadual declarando o terreno como de utilidade pública “para fins de desapropriação extrajudicial ou judicial”. O mesmo decreto informa que há três construções no espaço.

AVALIAÇÃO

Segundo a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya, o valor estimado para compra do terreno pode ter alteração. “Teve divergência na metragem das matrículas que pegamos no cartório. Tivemos que fazer o confronto do que já existia. O Governo do Estado está fazendo uma nova avaliação para que possa adquirir o terreno”, explicou. “Buscamos outros locais e alternativas, mas o único lugar que temos que fica bom para os passageiros que precisam ir ao centro ou ao Terminal Central foi este”, acrescentou.

O Estado pediu para as entidades de classe londrinense, como Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Paraná Norte e a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), doarem o anteprojeto do terminal. Este documento aponta a dimensão e as características do projeto arquitetônico, como as plantas da construção e cálculo das áreas.

“O setor produtivo aceitou essa solicitação com bastante interesse, tendo em vista que a obra é uma demanda antiga e irá beneficiar milhares de pessoas na região. As entidades se organizaram e já estão providenciando o anteprojeto. Em breve esse estudo, que conta com todas as informações técnicas, será entregue”, destacou Sandro Marques de Nóbrega, presidente do Sinduscon Paraná Norte.Não foi informada uma data para a finalização.

INTERLIGAÇÃO

Uma das ideias é interligar o Terminal Metropolitano ao Terminal Central por meio de uma passarela sobre a avenida Leste-Oeste. Seria uma forma de facilitar o deslocamento dos passageiros. “A interligação dos dois terminais permite a regionalização do transporte entre Londrina, Cambé e Ibiporã e pode fazer com que mais pessoas utilizem o transporte coletivo. Do ponto de vista econômico, de mobilidade urbana e meio ambiente é um avanço grande”, avaliou Marcelo Canhada, secretário de Planejamento de Londrina.

Muitos passageiros que esperam há anos a construção do Terminal Metropolitano dizem que só acreditam na obra no momento em que verem operários trabalhando. “Já perdi as contas de quantas vezes anunciaram esse terminal em Londrina e nunca vi sair do papel. É uma obra importante, mas que precisa virar realidade”, comentou o promotor de vendas Rubens Diniz. “Dá medo ficar nos pontos durante a noite, tem morador em situação de rua que toda hora pede dinheiro, até ameaça. Precisamos desse terminal para ter conforto”, relatou a aposentada Rosely Silva.

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.