Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
29 Apr
2023

Diretor do Sinduscon é eleito conselheiro do SENAi

Publicado em
29 Apr
2023
Diretor do Sinduscon é eleito conselheiro do SENAi

A Fiep realizou, nesta semana, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de seu Conselho de Representantes, composto pelos delegados dos sindicatos industriais filiados. Em pauta, a apresentação e análise da prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2022, além da escolha dos delegados representantes da indústria nos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai no Paraná.

A AGO teve, ainda, uma participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele falou aos industriais sobre avanços do Estado em diversas áreas, além de agradecer a parceria da Fiep em ações em prol do desenvolvimento do Paraná.

Prestação de contas
A prestação de contas do ano passado da Fiep foi aprovada por unanimidade e sem ressalvas pelo Conselho de Representantes. Além dos principais indicadores financeiros e patrimoniais da entidade, também foram apresentados alguns projetos e iniciativas que faziam parte do Relatório de Gestão da Fiep de 2022, tanto na defesa de interesses da indústria quanto na prestação de serviços para as empresas e para os sindicatos.

Conselhos Sesi e Senai
Na AGO, também foram escolhidos os novos representantes da indústria nos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai. O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou que o Paraná é o único estado em que essa definição é feita por eleição, com os sindicatos escolhendo seus representantes. “Só o Paraná faz uma eleição como esta, nas outras federações os conselheiros são nomeados pelos presidentes. É uma característica da nossa entidade e temos que valorizar, respeitar e ter responsabilidade”, disse.

As 16 vagas nos conselhos – oito no Sesi e oito no Senai, sendo quatro titulares e quatro suplentes em cada um – foram distribuídas proporcionalmente conforme as regionais administrativas da Fiep. As regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Campos Gerais ficaram com duas vagas cada. As outras seis ficaram com Curitiba e Região Metropolitana. Os sindicatos de cada região escolheram seus respectivos representantes.

Abaixo, a lista completa dos eleitos, com os sindicatos que representam:

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Sesi:Helio Bampi (Siitep), Wilson Bill (Sindirepa Paraná), José Eugenio Gizzi (Sinduscon Paraná)
Senai:José Georgevan Gomes de Araújo (Simagran), Rodrigo Martins (Siapar), Nelson Hübner (Sindimetal Paraná)

SUDOESTE
Sesi:Edgar Behne (Sindimadmov)
Senai:Luiz Krindges (Sinvespar)

CAMPOS GERAIS
Sesi:Darcy Miara Junior (Sindpan Campos Gerais)
Senai:Álvaro Luiz Scheffer (Sindimadeira Ponta Grossa)

OESTE
Sesi:Ricardo Parzianello (Sinduscon Oeste)
Senai:João Alberto Soares de Andrade (Sindmadeira Oeste)

NOROESTE
Sesi:Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho (Sinduscon Noroeste)
Senai:Mauro Aleyx Ribeiro (Simur)

NORTE
Sesi:Valter Luiz Orsi (Sindimetal Norte)
Senai:Rodrigo Zacaria (Sinduscon Norte)

Presença do governador
Aproveitando uma passagem pelo Campus da Indústria para participar de um evento da Polícia Civil que ocorria no local, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez uma breve participação na AGO. Ele saudou os industriais, destacando a importância do setor para o desenvolvimento do Paraná.

Também agradeceu a Fiep pelo apoio que tem prestado à gestão do Estado. “A Fiep tem sido uma grande parceira do Paraná, não só para pensar o setor industrial, mas para pensar a modernização do Estado”, disse. “Temos áreas que realmente precisam de um choque de modernização e a Fiep tem nos ajudado muito nisso, principalmente na área da Fazenda. Temos alguns desafios para que a máquina pública possa ser mais ágil para atender a quem produz”, completou.

O governador também afirmou que considera que o Paraná vive um momento especial, com evolução expressiva de seus indicadores econômicos, tendo alcançado o posto de quarto maior PIB do país. “Nossa indústria e nosso PIB vêm crescendo bastante, assim como os empregos, e isso é fruto do trabalho de vocês”, ressaltou.

Ele também destacou as perspectivas de altos investimentos no Paraná nos próximos anos, especialmente na área de infraestrutura. “Estamos vivendo um momento estratégico para o Paraná”, disse, citando projetos como as concessões rodoviárias que estão prestes a serem licitadas, a construção da Nova Ferroeste e investimentos para ampliar a capacidade de cargas do Porto de Paranaguá, entre outros. “O Paraná vai ter o maior projeto da América Latina em infraestrutura nos próximos 6 ou 7 anos. Estamos preparando o Paraná para ser a locomotiva do Brasil”, afirmou.

Fonte: Sistema FIEP

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.