Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
8 Oct
2021

Deputados propõem ajustes na Reforma do IR

Publicado em
8 Oct
2021
Deputados propõem ajustes na Reforma do IR

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os deputados federais Marcelo Ramos (PL-AM) e Jerônimo Goergen (PP-RS) apresentaram emendas ao Projeto de Lei nº 2.337, de 2021, que altera a legislação do IR e proventos de qualquer natureza das pessoas físicas e das pessoas jurídicas e da CSLL . As iniciativas são meritórias, pois buscam reduzir a carga tributária sobre a pessoa jurídica, o que reflete o pensamento do Setor, representado pela CBIC.

A emenda proposta pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM) propõe a não tributação de dividendos das empresas optantes pelo regime de lucro presumido.

O parlamentar justifica que as pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido já sofrem com a carga tributária do IRPJ, CSLL, PIS/COFINS e ISS. O regime de tributário com base no lucro presumido é simples e fácil. A empresa emite uma nota fiscal eletrônica e imediatamente passa a ser devedora de tributos tenha ou não auferido lucros. Ou seja, mesmo em caso de prejuízo as empresas do lucro presumido têm de pagar impostos.

Já a emenda do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS)propõe uma tributação mais equilibrada de IR na distribuição de bens e dividendos.

O texto defende que para que fiquem garantidas a neutralidade em relação ao regime de tributação atual e a competitividade do Brasil frente aos demais países, a referida proposta de tributação deve vir acompanhada de: (i) equivalente redução do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza das Pessoas Jurídicas; e (ii) maior atenção às diversas realidades das pessoas jurídicas brasileiras e seus sócios.

“Tendo em vista a atual não tributação do evento de distribuição de lucros e dividendos, propõe-se a adoção de regra de transição com alíquota intermediária de 2,5%, enquanto a alíquota do Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza das pessoas jurídicas for igual ou superior a 5%. Privilegia-se, assim, princípios como a segurança jurídica e a justa expectativa dos contribuintes, bem como permite que as pessoas jurídicas atualmente tributadas com base no lucro presumido disponham de tempo razoável para reorganizar suas atividades empresariais de modo a acomodar a nova realidade tributária proposta”, diz a emenda.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.