Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
27 Apr
2021

Cortes no Orçamento de 2021 podem paralisar obras e gerar desemprego, alerta CBIC

Publicado em
27 Apr
2021
Cortes no Orçamento de 2021 podem paralisar obras e gerar desemprego, alerta CBIC

O setor da construção está perplexo com os vetos do Executivo ao Orçamento de 2021 pela falta de sensibilidade com a realidade nacional. A expectativa é de que o Congresso Nacional possa reverter a situação do faixa 1 do Casa Verde e Amarela, com recursos exclusivos do Orçamento, que foi praticamente zerada. “Previa aproximadamente R$ 1,5 bilhão, sobraram R$ 29 milhões”, destaca o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

São obras em andamento, que empregam em torno de 250 mil trabalhadores diretos e outros 600 mil indiretos. Essas obras foram contratadas há bastante tempo, ou então são obras que foram paralisadas no passado justamente por falta de pagamentos, e agora retomadas.

São contratos a preço fixo, por isso já estão sofrendo muito com o aumento nos custos dos insumos. “Essa notícia de não pagamento será fatal para as construtoras”, ressalta Martins.

Pelos vetos também houve corte na distribuição de água e outras áreas do saneamento. Enfim, houve um evidente rompimento de contratos.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental
21 Jul
2025

Programa do Construhub fortalece cultura da inovação na Vectra Construtora

Com metodologia exclusiva, ‘Drive-In’ leva conteúdo inovador e prático para o time de colaboradores da construtora
11 Jul
2025

Dia D da Construção Civil oferece mais de 130 vagas de emprego em Londrina

Segunda edição da iniciativa, parceria entre Secretaria do Trabalho e Sinduscon Norte, ocorrerá na próxima terça-feira (15); há oportunidades para todos os perfis de trabalhador