Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
16 May
2022

Construção Civil comemora redução na alíquota de importação do aço

Publicado em
16 May
2022
Construção Civil comemora redução na alíquota de importação do aço

Clique para ouvira reportagem

A queda na alíquota do imposto de importação, de quase 11% para 4%, deve ajudar e muito o setor, que tem no vergalhão de aço um de seus principais insumos. A redução foi definida pelo comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior e já começou a valer. Em 2021, a entidade já tinha autorizado uma diminuição de pouco mais de 1% na alíquota.

Com uso intensivo em qualquer tipo de obra, o material é um dos que mais vem onerando a construção civil nos últimos anos, segundo um estudo divulgado na semana passada. No caso das pontes, por exemplo, a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, feita entre julho de 2020 e o mesmo mês do ano passado, mostrou que o produto foi responsável por mais de 70% dos aumentos registrados nos custos do setor.

A entidade comemorou a redução de 8% na alíquota de importação dos vergalhões e avalia que ela deve ajudar a regular o mercado e aquecer o segmento, com a geração de mais empregos em todo o país.

Sandro Nóbrega, presidente do Sinduscon Norte Paraná, também elogiou a medida e aposta que ela vai ser fundamental para reduzir os impactos da alta do produto nos custos da construção civil em um momento de desarranjo da economia mundial.

Nóbrega citou ainda a queda no Imposto Sobre Produtos Industrializados como mais uma medida que deve ajudar o setor, e criticou os aumentos expressivos, principalmente do aço, aqui no mercado interno durante a pandemia.

O estudo mostrou ainda que em uma unidade residencial, por exemplo, um terço do aumento nos custos teve um único componente, o aço.

Números que, segundo Sandro Nóbrega, acabam impactando fortemente, não só os programas habitacionais para famílias de baixa renda, mas todos os segmentos da construção civil.

Com a alta geral entre os principais fornecedores nacionais de aço, no ano passado o setor decidiu buscar alternativas e começou a importar o produto da Turquia. Os preços caíram um pouco, mas, em janeiro deste ano voltaram a subir.

Mesmo com a redução na alíquota de importação do aço, o setor se mobiliza para voltar a comprar o produto do exterior e com isso tentar segurar os preços no mercado nacional, explica o presidente do Sinduscon.

Fonte: Cbn Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.