Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
19 Aug
2021

Comissão aprova cota de 5% dos postos de trabalho na construção civil para mulheres

Publicado em
19 Aug
2021
Comissão aprova cota de 5% dos postos de trabalho na construção civil para mulheres

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei PL 5358/20, que obriga empresas de construção civil a preencher no mínimo 5% dos seus postos de trabalho operacional com mulheres.

Apresentada pelo deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), a proposta inclui a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê que a cota seja cumprida em cada estabelecimento, empreitada ou obra em execução.

O parecer da relatora, deputada Aline Gurgel (Republicanos-AP), foi favorável à proposta. Para ela, o projeto pode estimular uma mudança de cultura na área da construção civil. "Empresas de médio e pequeno porte que ainda resistem, por força de pensamentos arcaicos e discriminatórios, em absorver mão de obra feminina terão que experimentar o quão enganadas estavam em seus preconceitos", disse.

"Além das mulheres, que obviamente terão acesso a um mercado profissional que ainda é reticente à presença feminina nos canteiros de obra, cremos que os maiores beneficiários serão os empreendedores, que logo perceberão em seus locais de obras que a presença feminina traz precisão, dedicação, doçura e garra", completou.

Voto em separado
A deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) apresentou voto contrário ao projeto. Para ela, "não há nada que justifique a exigência do critério de sexo como forma de escolha para os postos de trabalho de qualquer entidade que gere empregos".Para a parlamentar, as indicações devem preencher os requisitos de capacitação, de mérito, idoneidade moral e de interesse, independentemente do sexo.

Chris Tonietto acredita ainda que, "por questões fisiológicas" esse tipo de trabalho em canteiros de obras geralmente é executado por homens. "O trabalho na construção civil exige notável e intenso esforço físico, sendo certo que existem diferenças fisiológicas entre homens e mulheres que fazem com que estas tenham uma menor tolerância a esse tipo de esforço", argumentou.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental