Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
7 Feb
2021

Com o mercado imobiliário aquecido, investidores visam expandir para o interior

Publicado em
7 Feb
2021
Com o mercado imobiliário aquecido, investidores visam expandir para o interior

Em consequência do crescente capital para investir no mercado imobiliário, os fundos de investimento tiveram que sair dos grandes centros e olhar de perto projetos no interior do país.

O mercado imobiliário e de construção civil, fora dos grandes centros do país, tem apresentado uma nova postura em relação ao financiamento para seus projetos, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), neste ano o mercado imobiliário deve apresentar um crescimento entre 5% e 10%, em comparação a 2020. O cenário positivo tem atraído fundos de investimento para o ramo durante este novo ciclo de crescimento econômico. Diferentemente dos últimos ciclos de crescimento do mercado imobiliário, incorporadoras de médio porte que, tradicionalmente empregavam capital próprio e fluxo de vendas oriundos dos empreendimentos, ou recorriam ao tradicional Plano Empresário junto aos bancos financiadores, foram atraídas pelo capital abundante e com custo reduzido recentemente ofertado pelas operações de mercado de capitais.

A taxa básica de juros, de acordo com o Copom ainda abaixo da inflação oficial de 5,8% faz com que o mercado imobiliário seja o principal veículo de investimento para quem busca segurança contra inflação e valorização. A redução da taxa básica de juros, que chegou próxima a zero, impulsionou a oferta de crédito imobiliário para o comprador final, também atraiu grandes investidores através dos fundos de investimento imobiliário, que garantem os recursos necessários para construção dos empreendimentos e novos projetos.

Com muito dinheiro para investir no mercado imobiliário, os fundos tiveram que sair dos grandes centros e olhar de perto projetos no interior do país.

"Demanda, boas margens e bons projetos imobiliários sempre existiram fora do eixo Rio-SP. Porém, o foco dos fundos ficava restrito ao financiamento de projetos dos grandes centros. Hoje o grande volume de recursos captados que demandam projetos para investir requer que investidores procurem boas oportunidades em todo o país", comenta Marconi Bartholi, CEO do Grupo Estrutura, de Santa Catarina, que acaba de finalizar a primeira operação de mercado de capitais para um projeto em uma cidade em grande crescimento, porém desconhecida pela maioria dos investidores distantes do Sul do país.

O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) realizado pelo Grupo Estrutura, estruturado pela ARC Capital com garantia firme de subscrição na emissão de 40 milhões de reais, para financiar a primeira fase de um empreendimento frente-mar, em Balneário Piçarras, uma das cidades com maior valorização e crescimento no país, com mais de 70 alvarás de construção para empreendimentos de alto e médio padrão, apenas na avenida principal. Uma volta rápida pela cidade impacta devido ao volume de construções de prédios e gruas, e faz lembrar aqueles ciclos de crescimento visto nas grandes cidades.

A possibilidade de continuar com trabalho remoto após a pandemia mudou a percepção e aqueceu ainda mais o mercado imobiliário no litoral, que antes era visto como segunda residência. "Constatamos inicialmente o aumento de vendas, e posteriormente uma disputa acirrada por terrenos para novos projetos. Ter uma parceria estratégica com a gestora para aquisição de terrenos e expansão nos permite aproveitar este novo ciclo de forma planejada, segura e com uma escala muito relevante", conclui Marconi.

Fonte: Terra

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental