Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
8 Mar
2021

Câmara retorna do recesso confiando em votar Plano Diretor ainda este ano

Publicado em
8 Mar
2021
Câmara retorna do recesso confiando em votar Plano Diretor ainda este ano

O retorno das sessões da Câmara Municipal nesta terça-feira (3) após o recesso parlamentar também promove a volta de uma pergunta aos vereadores: afinal, quando será votado o Plano Diretor de Londrina? O presidente do Legislativo, Jairo Tamura (PL), acredita que o projeto deve ser votado pelos vereadores ainda no segundo semestre deste ano. A proposta está parada na Comissão de Justiça, à espera de uma audiência pública que ainda não foi realizada.

O evento não aconteceu por recomendação do Ministério Público. Com os casos de Covid-19 um pouco mais controlados por conta da vacinação, Tamura não vê obstáculos em pautar a discussão. "Queríamos fazer de forma remota, mas a promotora, na época, entendeu que não seria suficiente para esgotar o debate com a população. Creio que poderemos discutir presencialmente, seguindo e respeitando todos os protocolos contra a doença", apontou.

O parlamentar citou o cenário favorável da pandemia na cidade e as recentes flexibilizações decretadas pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) como argumentos convincentes para convocar o encontro ainda neste mês. "Dependendo do acordo que fecharmos com o Ministério Público, não vejo problemas em discutir o Plano Diretor em agosto. Nos próximos dias, devemos instalar as divisórias de acrílico nas mesas dos vereadores, que é mais uma medida para evitar a disseminação do coronavírus", alertou.

Antes de estacionar na CCJ, a matéria recebeu mais de 100 emendas de outras comissões temáticas da Câmara. Para a vereadora Lenir de Assis (PT), as sugestões transformaram o Plano Diretor em um novo projeto, motivo que reforça a necessidade de retomar a votação. "A audiência pública precisa acontecer sim, e com urgência. Ficar com esse assunto parado só prejudica o desenvolvimento de Londrina. Necessitamos avançar, e avançar com a garantia de participação popular", ponderou.

Procissão

A proposta foi protocolada no Legislativo em 18 de dezembro de 2018 e tem mais de 2,6 mil páginas. A CCJ deu parecer favorável à matéria em fevereiro de 2020. Na ocasião, foram apresentadas 11 emendas ao projeto de lei. Depois de passar pela Comissão de Justiça, o projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio e da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, que realizaram, no dia 3 de julho do ano passado, uma segunda audiência pública, remota devido à pandemia, desta vez para discutir o mérito.

Em seguida, o projeto de lei recebeu parecer favorável das referidas comissões, que apresentaram cerca de 100 emendas à matéria. Com o objetivo de discutir especificamente as emendas propostas, a Comissão de Justiça solicitou uma terceira audiência pública, que não foi realizada, pois a presidência da CML acatou a recomendação administrativa do Ministério Público e a decisão judicial.

Fonte: Folha de Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental