Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
8 Dec
2022

Célia Catussi assume a presidência do Sinduscon

Publicado em
8 Dec
2022
Célia Catussi assume a presidência do Sinduscon

Na foto: Roberta Alves Nunes Mansano (2ª vice-presidente), Célia Catussi (presidente), Gerson Guariente (1ª vice-presidente)

Confira a entrevista de Célia Catussi para a Folha de Londrina

A engenheira civil e executiva do setor da construção civil Celia Catussi assume, a partir de 1 de janeiro de 2023, a presidência do Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) Paraná Norte. Ela substitui Sandro Nóbrega na liderança da entidade na qual já atuava como segunda vice-presidente. Ao ocupar a função, Catussi não apenas passa a gerir umas das mais importantes instituições da sociedade civil organizada de Londrina e região, mas também escreve seu nome na história como a primeira mulher a exercer o cargo. Ao seu lado, assumem também, como primeiro e segunda vice-presidentes, o ex-presidente do Sinduscon e empresário Gerson Guariente e a empresária Roberta Alves Nunes Mansano, respectivamente.

“É um prazer, um orgulho e uma satisfação ser a primeira mulher a assumir a liderança, principalmente entendendo o sindicato como uma representatividade dentro de uma região muito importante”, disse Catussi. Ser eleita para exercer a principal função dentro da entidade que representa um setor ainda majoritariamente masculino, avaliou, é o reflexo do amadurecimento da sociedade, da maturidade dos associados e também da diretoria, que acreditaram no trabalho e na liderança femininos. “Me sinto privilegiada e agradecida por Londrina ser tão inovadora e dinâmica. Tão atenta às tendências de não se importar com o gênero, mas do quanto pode contribuir para a cidade. É um caminho que não tem volta, é uma honra.”

Catussi destaca os três principais pilares que deverão nortear o seu trabalho à frente do sindicato no próximo triênio. A inovação é o primeiro citado por ela. O Sinduscon, por meio do hub de inovação, já vem trabalhando com satart ups, buscando mais tecnologias para o setor, e a presidente eleita afirma que irá manter o foco nessa questão e atender a demanda por novas ferramentas que contribuam para melhorar o desempenho da construção civil.

O Sinduscon também deverá manter a sua atenção voltada a uma questão que há alguns anos preocupa empresários e investidores, que é a falta de mão de obra qualificada. “Tenho pedido, através da nossa federação, junto à Fiep, Sesi e Senai, ferramentas para qualificar, aumentar a produtividade, trazer mais escolas, envolver esses profissionais”, ressaltou a presidente eleita.

Há uma grande expectativa em relação ao crescimento da economia do país, na qual a construção civil desempenha um papel de grande destaque, com um dos maiores índices de empregabilidade, mas para que as boas perspectivas se confirmem, é fundamental ter profissionais capacitados. “A construção civil cresceu nos últimos anos, mesmo com a pandemia, e a gente acredita na continuidade desse crescimento. O novo governo deve incentivar a construção civil e precisamos estar bem atentos. Estamos com programas para capacitar, mas também para atrair novos profissionais.”

A continuidade do trabalho iniciado pela atual diretoria para capacitação da mão de obra passa por treinamentos, incentivos a escolas especializadas e requer também a colaboração de entidades trabalhistas, como o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina), chamado a auxiliar nesse processo.

O terceiro pilar e o que deverá exigir um grande empenho do sindicato, aponta Catussi, é a aprovação do novo Plano Diretor do município. “Como sindicato, tentamos auxiliar e colocar nossas sugestões no Plano Diretor. Temos nossa expectativa, como sociedade, e também na área técnica. Temos hoje uma equipe que está participando das audiências. A gente quer participar e ser ouvido, contribuir com nossa experiência de 36 anos de sindicato, onde ajuda a gerar riquezas, impostos e crescimento para o município.”

A presidente eleita do Sinduscon vê com bons olhos a maior participação de entidades e associações na construção do novo Plano Diretor, o que atribui ao amadurecimento da cidade. “O Plano Diretor norteará a vida do cidadão pelos próximos dez anos.”

A Câmara Municipal de Londrina votou a lei geral do novo Plano Diretor, mas ainda faltam ser votadas as leis complementares, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo, o Código de Posturas e a Lei do Perímetro Urbano. Nenhuma delas chegou ao legislativo até agora. O Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) tem realizado audiências públicas para coletar sugestões da sociedade antes de apresentar uma proposta dessas leis complementares.

Catussi assume a presidência do Sinduscon ao mesmo tempo em que um novo presidente passa a governar o Brasil. A expectativa, disse ela, é de que seja um momento de crescimento para a construção civil, mesmo com um grande aumento de custos. “A gente acredita e espera que os próximos anos sejam positivos para o setor, mas (a confirmação) dessa expectativa, óbvio, vai depender muito do novo governo porque a construção civil depende de fatores da economia, como juros e inflação. A gente precisa sempre pensar positivo. A pandemia foi um exemplo bem prático porque mesmo em uma situação adversa, o setor imobiliário cresceu. Esperamos que esse ciclo positivo continue.”

Celia Catussi formou-se em engenharia civil em 1984, na Escola de Engenharia Kennedy, em Belo Horizonte (MG). Mudou-se para Londrina em 1988 e há mais de 20 anos atua na Plaenge, onde atualmente exerce o cargo de superintendente de Novos Negócios. Da direção do Sinduscon ela participa há mais de dez anos.

Fonte: Folha de Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

prédio em construção
9 Jul
2024

Redes de segurança em obras ganham normas técnicas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 3 de julho duas normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção
Condomínio Horizontal
27 Jun
2024

A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior a R$ 1 bilhão; primeiro lançamento contempla área de mais de 170 mil metros quadrados na zona sul de Londrina
Pessoas assistem à apresentação de lançamento da plataforma Inteligência de Mercado, organizada pelo Sinduscon, em um auditório moderno com assentos em estilo anfiteatro. No palco, um apresentador fala ao microfone enquanto uma grande tela exibe a página inicial da nova plataforma.
21 Jun
2024

Sinduscon cria Nova Plataforma de Inteligência de Mercado com insights analíticos para players do setor

Entidade inova ao reunir indicadores imobiliários em uma única ferramenta; objetivo da Plataforma de Inteligência de Mercado é auxiliar a tomada de decisão do empresário.