Notícias
MasterPlan inicia debate de projetos estratégicos para a Londrina do futuro
MasterPlan inicia debate de projetos estratégicos para a Londrina do futuro
29/07/2021

Emerson Dias

A consolidação do plano para os próximos 20 anos de Londrina começa a ser desenhada com a transformação de ideias em projetos

 

Após mobilizar lideranças de diversos segmentos, ouvir as demandas da população, governanças e setores – foram recebidas centenas de ideias de projetos, propostas e solicitações – o MasterPlan Londrina 2040 entra agora na fase de discussão e análise dos projetos estratégicos. Mais de 700 contribuições foram registradas nas ações anteriores, incluindo governanças, servidores e público geral. Agora, na nova etapa, iniciada nesta semana, as articulações estão focadas na consolidação das propostas apresentadas, a partir da visão de futuro construída coletivamente, que integrarão um plano integrado de ações pensando na cidade desejada para daqui 20 anos. Assim, os projetos englobarão iniciativas para curto, médio e longo prazo.

Mais detalhes sobre os trabalhos foram fornecidos, na tarde desta quarta-feira (28), por meio de entrevista coletiva concedida pela organização do MasterPlan. Participaram Rodrigo Souza, coordenador da MacroPlan, empresa contratada responsável pela condução deste planejamento estratégico; Bruno Ubiratan, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL); e Marcia Mocelin Manfrin, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Foto: Divulgação

Para viabilizar a recepção das ideias de projetos estratégicos, seis oficinas de trabalho – das quais três já realizadas – irão ocorrer até a próxima semana. Os encontros reúnem representantes do setor público, iniciativa privada e sociedade organizada, envolvendo 70 pessoas, aproximadamente. As discussões passam pelas seis áreas da visão de futuro estabelecida: Londrina Inovadora e Criativa; Londrina Dinâmica e Conectada; Londrina Planejada e Sustentável; Londrina Saudável e Pacífica; Londrina Protagonista e Eficiente; e Londrina Educadora e Inclusiva.

Foto: Reprodução

Segundo Rodrigo Souza, muitas ideias interessantes estão sendo levantadas nas oficinas e irão gerar uma lista de projetos, que serão avaliados conforme sua viabilidade, necessidade de investimentos e outros aspectos. “Apenas para citar um exemplo, foi levantada a ideia de, futuramente, podermos contar com um Festival Internacional de Inovação, pensando em festivais tradicionais como os de música e teatro. A intenção seria atrair pessoas e empresas inovadoras, oferecer capacitações, formações e interação entre financiadores e startups, gerar negócios e ideias concretas neste e outros segmentos. Algo que ajudaria a potencializar coisas já existentes e também gerar novos frutos, dando maior dimensão e valorização a essas áreas”, detalhou.

Outro assunto mencionado foi a sugestão da implantação de parques lineares, em diferentes regiões de Londrina, com estrutura para trajetos de bicicleta, espaços de lazer e convivência nos bairros, comércio, academias ao ar livre, oferecendo conforto e lazer aos moradores. Também foi mencionado sobre uma rede intermodal de transporte coletivo, um complexo aeroportuário, novos centros industriais e um corredor cultural e histórico na região central de Londrina. “Há várias ideias surgindo, envolvendo também vocações econômicas da cidade como tecnologia, inovação, setor da saúde, construção civil e economia criativa. São ideias da sociedade organizada, setores diversos, universidades e população como um todo. Mas, claro que há a necessidade de estudos e análises mais aprofundadas, verificar se é viável, se é possível o financiamento e a implantação de fato”, disse o coordenador.

A partir das oficinas, e de outras atividades, serão analisadas e formuladas propostas estruturantes que tenham pertinência com a visão de futuro desejada pelo MasterPlan, ou seja, uma Londrina inovadora, sustentável e com qualidade de vida. Tais iniciativas podem ter relação com projetos já existentes e ainda não aplicados, aqueles em andamento ou em processo de elaboração, sendo que todos precisam contribuir, efetivamente, para resolver algum problema da cidade, ampliar ou aprimorar ações do poder público. A seleção de projetos e detalhamento de metas estão previstas para serem concluídos até o final de novembro de 2021.

Foto: Reprodução

O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, salientou que o trabalho em conjunto é a principal força do MasterPlan. “Somente com a união da sociedade civil, setor produtivo, entidades, empresários e populares é possível avançar em um projeto de grandeza como este. Centenas de pessoas foram ouvidas e estão participando do planejamento da cidade, ampliando as visões para definir os próximos rumos de desenvolvimento em áreas importantes, seja na educação, saúde, industrialização, tecnologia e outras”, frisou.

Para a presidente da ACIL, Marcia Manfrin, Londrina está engajada na ideia de construir uma cidade mais inclusiva, acolhedora e moderna. “Os londrinenses desejam para suas famílias um lugar onde as ações do poder público tragam mais qualidade de vida, com sustentabilidade e capacidade de desenvolvimento. O MasterPlan trabalha suas diretrizes nisso, pensando a curto, médio e longo prazo, por meio de um planejamento estratégico concreto. Estamos otimistas com este trabalho”, comentou.

Fontes – Servirão como norteadores da escolha dos projetos estratégicos do MasterPlan as centenas de itens e informações obtidas de diversas fontes: 541 ideias de projetos nas oficinas de trabalho com 14 governanças da cidade; 189 propostas vieram de pesquisa com servidores públicos; 36 propostas vieram do site do projeto; 170 projetos em andamento na prefeitura; 36 propostas vieram do site do projeto; 628 solicitações advindas do processo de construção do PPA 2022-2025; e 250 estratégias elencadas pelo Plano Diretor atualmente em discussão.

O documento do MasterPlan está disponível no site para download no link https://www.2040.londrina.pr.gov.br/post/planejando-juntos-o-futuro-de-londrina. A população pode participar enviando sua opinião até o dia 31 de agosto deste ano. É possível enviar sugestões pelo próprio site do projeto www.2040.londrina.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Londrina

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text