Notícias
Indústria da construção vai do otimismo ao mesmo patamar de julho de 2020
Indústria da construção vai do otimismo ao mesmo patamar de julho de 2020
29/04/2021

Dados apresentados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) demonstram impacto das dificuldades impostas pelo desabastecimento de materiais e pela alta dos prec¸os. Estimativa para o PIB do setor em 2021 caiu de 4% para 2,5%

 

Brasília, 29/04/2021 – Os bons resultados alcançados pela indústria da construção no segundo semestre de 2020 na~o se mantiveram no 1º trimestre deste ano. De janeiro a marc¸o de 2021, o i´ndice que mede a situac¸a~o financeira das empresas do setor recuou 5,3 pontos em relac¸a~o ao u´ltimo trimestre de 2020, caindo de 47,2 para 41,9 (número abaixo de sua média histórica, de 44 pontos). O índice é da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). As informações fazem parte do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 1º trimestre de 2021, realizado pela CBIC e apresentado durante evento online nesta quinta-feira (29).

De acordo com o estudo da CBIC e com os dados da CNI, o ni´vel de atividade da construc¸a~o comec¸ou a perder intensidade a partir do último mês de dezembro e o setor encerrou o 1º trimestre de 2021 em queda. O indicador de atividade em marc¸o deste ano foi de 44,9 pontos, 6,5 pontos abaixo do observado em agosto de 2020, quando a construc¸a~o comec¸ou a fortalecer o seu ritmo apo´s a queda observada nos dois primeiros meses da pandemia. Com isso, os resultados mais positivos observados no peri´odo de agosto a novembro de 2020 na~o se sustentaram. Em marc¸o de 2021, o setor registrou o menor patamar de atividades desde junho de 2020. Pelo segundo trimestre consecutivo, os empresa´rios da construção apontam que o maior problema que eles enfrentam e´ a falta ou o alto custo da mate´ria-prima. No 1º trimestre de 2021, essa foi a dificuldade assinalada por 57,1% deles.

De uma forma geral, os números comprovam que o setor retornou para os mesmos patamares de julho do ano passado, quando ainda não havia uma completa percepção de que o mercado imobiliário teria excelentes resultados no segundo semestre de 2020. “A retomada veio em V, mas hoje não temos suprimento necessário para atender à demanda. Por isso estamos defendendo trabalhar com o mercado exterior, ao menos para suprir essa carência atual”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Falta de previsibilidade

O setor imobiliário encerrou 2020 com uma queda de 17,8% no número de lançamentos, na comparação com 2019. No mesmo período, o número de imóveis novos vendidos subiu 9,8%. Com essesresultados, mais a redução de 12,3% na oferta final de imóveis novos, a percepção era de que em 2021 os novos lançamentos apresentariam forte expansão. Porém agora existem dúvidasse isso realmente acontecerá, em função do desabastecimento e do aumento dos preços dos insumos, que provocam incertezas sobre o futuro. O INCC-Materiais e Equipamentos, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que a alta de preços acumulada no período de 12 meses encerrados em março deste ano (28,13%) é a maior para o período desde que o índice começou a ser disponibilizado, em 1998.

Expectativas e projeções

De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, os empresa´rios do setor ainda possuem expectativas positivas para as suas atividades nos pro´ximos seis meses. No entanto, as perspectivas otimistas ve^m perdendo intensidade desde janeiro e hoje esta~o no menor patamar desde julho do ano passado. A indústria da construção iniciou o ano com expectativa de crescer 4% em 2021, o que corresponderia à sua maior alta desde 2013. Com o cenário imposto pela falta de insumos, a estimativa do setor foi alterada para 2,5%.

Para a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, esse número ainda pode ser considerado otimista. Além do problema que o setor enfrenta com a questão da falta de materiais e do aumento de preços, ela diz que ainda é preciso considerar as preocupações com a instabilidade macroeconômica, a desvalorização cambial, a inflação elevada, o avanço da pandemia e a vacinac¸a~o ainda em ritmo lento. “Tambe´m não se pode deixar de ressaltar que o menor ritmo da construção civil significa muito mais do que impacto econômico, significa impacto social”, disse. De acordo com a CBIC, caso se confirme a paralisação das obras da faixa 1 do Casa Verde e Amarela, em função do corte nas verbas destinadas ao programa no Orçamento de 2021, essa projeção para o PIB poderá ser ainda mais reduzida.

Emprego

A construção, que nos dois primeiros meses de 2021 criou, na me´dia, 44 mil novas vagas com carteira assinada por mês, em marc¸o reduziu esse patamar para cerca de 25 mil vagas, conforme dados divulgados ontem (28) pelo Ministe´rio da Economia. Os números mostram que o setor reduziu o ritmo de suas contratac¸o~es e aumentou o de demisso~es. Esse resultado e´ justificado pela reduc¸a~o do ni´vel de atividades do setor e e´ mais um reflexo do desabastecimento e da alta nos prec¸os dos insumos.

Fonte: CBIC
notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text