Notícias
Londrina tem saldo positivo de 157 empregos em abril; construção segue entre os setores que mais contratam
Londrina tem saldo positivo de 157 empregos em abril; construção segue entre os setores que mais contratam
27/05/2021

Ainda que tenha desacelerado em relação aos meses anteriores, geração de postos de trabalho na cidade permanece positiva

 

Embora tenha reduzido em relação aos meses anteriores, o saldo de empregos em Londrina no mês de abril foi positivo, de 157 vagas, resultado de 5.646 admissões e 5.489 desligamentos. Comércio (304), indústria (111) e construção (104) apresentaram saldo positivo. Já serviços teve saldo negativo de 356 vagas, e agropecuária de seis. Os números foram levantados pelo NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego).

Em janeiro, Londrina teve saldo positivo de 1.345 vagas, em fevereiro, de 1.486 e em março, de 459. "Temos percebido um pouco a perda da dinâmica à medida que vai avançando a construção de postos de trabalho", comenta o economista e coordenador da pesquisa, Marcos Rambalducci. "Como ainda não temos um crescimento muito sustentável, é evidente que esses números iam aparecer menos positivos. É um número aquém daquele que gostaríamos de  ver, mesmo porque tivemos em janeiro e fevereiro uma dinâmica bastante superior, mas ainda é positivo."

Para o economista, ainda não é possível dizer que há uma desaceleração da economia a partir destes dados. "Vamos saber qual o vetor por que caminha a economia no mês de maio. O mês de abril perdeu um pouco a dinâmica dos dados, mas deve recuperar porque os próprios dados do Banco Central têm mostrado uma percepção mais positiva do setor empresarial, inclusive apontando crescimento do PIB de 4%, que só vai consolidar se gerar mais empregos."

Para Rambalducci, o comércio começa a reagir na cidade devido à reação de outros dois setores: da indústria e da construção civil. "Essas duas molas estão dinamizando a geração de emprego no comércio. Com gente empregada com carteira assinada na indústria e na construção civil, o comércio sente necessidade de empregar mais para atender o maior fluxo das vendas", explica.

Com os resultados de abril, Londrina ficou à frente de cidades como Curitiba, que teve redução de 468 postos de trabalho, e Ponta Grossa, com saldo negativo de 129 vagas, observa a presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Márcia Manfrin. Porém, na sua opinião, o resultado poderia ser melhor. "Pelo tamanho e pela força econômica de nossa cidade, esperamos que os resultados de maio sejam mais expressivos, para confirmar a retomada do nosso setor produtivo."

No ano, Londrina ficou com saldo positivo de 3.447 vagas de emprego (27.324 admissões e 23.877 demissões).

Fonte: Folha de Londrina

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text