Notícias
Como alavancar os negócios por meio da indústria 4.0 e do lean manufacturing
Como alavancar os negócios por meio da indústria 4.0 e do lean manufacturing
26/08/2021

Quem trabalha no setor industrial provavelmente já ouviu falar de lean manufacturing (ou manufatura enxuta, em português). Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), trata-se de um sistema de gestão desenvolvido por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, que visa aumentar a eficiência e a produtividade, reduzindo erros e redundâncias na produção industrial. O que muitos talvez não saibam é como potencializar os resultados dessa metodologia relacionando-a com o conceito de indústria 4.0.

Para explicar a relação entre lean manufacturing e indústria 4.0, o Sistema Fiep promove, em 31 de agosto, às 9 horas, um webinar sobre o tema, que será conduzido por Marcos Yoshikazu Kawagoe, especializado no Japão em Kaizen e 5S com foco na indústria. No evento, o palestrante apresentará os aspectos da cultura lean, esclarecendo como eles podem alavancar os resultados das empresas, aumentando a eficiência operacional e melhorando o ambiente de trabalho.

“Neste diálogo, pretendo mostrar como esses conceitos se inter-relacionam, e como funciona o lean 4.0, mostrando exemplos e etapas pelas quais a empresa precisa passar para usufruir desse modelo”, explica Kowagoe.  A ação faz parte da série Diálogos Industriais Virtuais, que integra o convênio Associa Indústria, firmado entre a CNI e o Sebrae.

Sobre o palestrante
Marcos Yoshikazu Kawagoe é formado em Engenharia da Produção na USP e tem sólida vivência internacional (EUA, França, Espanha, Portugal, República Tcheca, Inglaterra, Japão e Cingapura) em programa global e desenvolvimento de fornecedores em Lean, filosofia corporativa desenvolvida na Toyota, no Japão, contemplando um conjunto de técnicas e ferramentas com objetivo de valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade. Tem, ainda, vivência de implementação de unidade fabril na China e familiaridade com diferentes culturas organizacionais.

Serviço
Lean 4.0: a Indústria 4.0 e o Lean Manufacturing alavancando a sua empresa, com Marcos Yoshikazu Kawagoe
Data: 31 de agosto (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Inscrições: https://app.inevent.com/pt/CNI-1618502577/31-99-94-64-2-21-dialogos-2-1621260110-1622120097-/formulario.php

Fonte: FIEP

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text