Notícias
Londrina é a cidade paranaense com mais alunos de Empreendedorismo
Londrina é a cidade paranaense com mais alunos de Empreendedorismo
25/08/2021

O ensino do empreendedorismo nas escolas é um dos temas trabalhados com mais afinco pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE). Por isso, na terça-feira (17), o NDE recebeu Alesandra Regina de Almeida, gestora de Educação Empreendedora da Regional Norte do Sebrae, e o vereador Eduardo Tominaga, para discutir o tema. 

“É um trabalho fantástico, nós estamos plantando uma semente em um volume enorme de pessoas que vão se tornar empreendedores e profissionais”, parabenizou Hélio Terzoni, vice-presidente da ACIL.

Com uma apresentação bastante objetiva, Alesandra de Almeida deu um panorama de como o projeto Educação Empreendedora Sebrae 2021 está preparando a retomada das atividades com o avanço da vacinação e a ampliação das aulas presenciais. 

Importante destacar que o conteúdo é totalmente adequado à faixa etária, buscando desenvolver habilidades empreendedoras que podem ajudar a desenvolver a noção de planejamento, comprometimento, persistência, pesquisa e trabalho em equipe, entre várias outras. 

A previsão é de que, com o retorno das aulas presenciais, a Educação Empreendedora chegue a 100% da rede municipal, alcançando 88 escolas e cerca de 27 mil alunos do Ensino Fundamental I. “A previsão, olhando para o município de Londrina, é que a gente atinja 100% das escolas”, destaca a gestora. 

Já para o Ensino Fundamental II e Médio, o Sebrae vem desenvolvendo uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Núcleo Regional de Educação para realizar atividades no Colégio Marcelino Champagnat e Escola Estadual Benedita Rosa Rezende, utilizando a metodologia JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) para o Ensino Fundamental II e a Despertar para o Ensino Médio. A intenção do NDE é negociar com o Núcleo Regional de Ensino a disseminação desse conteúdo para toda a rede estadual. 

Também foram fechadas parcerias com a ACIL, a Escola Interativa e St. James, Escola Marcelino Champagnat e CEEP Castaldi para uma ação pontual de repasse e multiplicação de conteúdo. 

Na esfera do Ensino Superior, o Sebrae realiza o projeto Startup Garage Digital para fortalecer o Ecossistema de Empreendedorismo e estimular a criação de startups no meio universitário. “A gente entende que esse ambiente é propício para o surgimento de novos negócios e de ideias”, argumenta Alesandra.

Na visão do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, o ensino do empreendedorismo é um grande ativo da cidade. E a tendência é de que, no decorrer dos anos, o comportamento de realização na comunidade seja multiplicado, formando mais protagonistas e transformando a realidade a partir do estímulo à criação e ao desenvolvimento.

Empreendedorismo vira projeto de lei

O projeto de lei que institui a disciplina de empreendedorismo na rede municipal de ensino, assinado pelos vereadores Eduardo Tominaga e Giovani Mattos, já está em tramitação na Câmara de Londrina. “A gente vê a diferença que essa temática pode trazer para a vida das crianças, não como empreendedor, mas para a própria vida, para o planejamento, a visão de negócio, aprender a trabalhar em equipe, enfim, são várias habilidades colocadas à prova no dia a dia pelos professores”, ressaltou Tominaga.

Fonte: ACIL

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text