Notícias
Sinduscon lança plataforma de compras compartilhadas como alternativa para setor que enfrenta alta de insumos da construção civil
Sinduscon lança plataforma de compras compartilhadas como alternativa para setor que enfrenta alta de insumos da construção civil
25/03/2021

‘Portal de Compras’ reúne construtoras de todo o sul do país e trabalha com fornecedores nacionais e internacionais; aço registrou alta de mais de 100% em seis meses

Insumos básicos da construção civil tiveram disparada de preços nos últimos meses. De acordo com Indicadores Econômicos do Sinduscon Paraná Norte, o aço sofreu alta de 108% entre julho de 2020 e fevereiro deste ano. O fio de cobre aumentou mais de 70% no mesmo período.

O aumento exponencial nos valores de matérias-primas e o risco de desabastecimento – reflexos da pandemia –    podem interferir na viabilidade de contratos e são as principais ameaças ao setor que está aquecido.

Como alternativa para os empresários neste momento complexo para o setor, o Sinduscon lança o ‘Portal de Compras’ da entidade. Uma plataforma 100% online que aproxima construtoras do sul do país a fornecedores e indústrias em busca de melhores negócios. A ferramenta garante uma maior escala de negociação e permite economia de mais de 30% em determinados insumos.

A central de compras também dá a possibilidade de participar de processos de importação e rodadas de negócios. Grandes construtoras do país já recorrem ao aço da Turquia para assegurar a continuidade das obras. “É uma ferramenta que vai nos ajudar a enfrentar o cenário que estamos vivendo em relação aos insumos da indústria da construção. Estamos trazendo ferramentas para modernizar, dar alternativas para os associados, sempre buscando a competitividade e colaborando com a eficiência”, ressalta o presidente do Sinduscon Paraná Norte, Sandro Marques de Nóbrega.

Para o vice-presidente da entidade, Gerson Guariente Jr, o lançamento do ‘Portal de Compras’ é uma conquista histórica. “Estamos em busca de fazer um trabalho associativo de compras há cerca de 15 anos. É uma saída muito interessante principalmente para pequenas empresas”, complementou.

 

A Plataforma

O ‘Portal de Compras’ do Sinduscon Paraná Norte é administrado pela empresa especializada na gestão de suprimentos, a SC Supply. A companhia já atua na cooperativa de compras do estado de Santa Catarina, a Coopercon/SC, e em plataforma similar no Sinduscon PR, que representa Curitiba e região. A empresa dá todo o suporte de atendimento, do pedido ao pós-venda.

A ferramenta apresenta os catálogos de produtos em formato e-commerce e tem ainda outras funcionalidades, como gráficos e indicadores que auxiliam no planejamento e controle das aquisições de insumos. O serviço está disponível para os associados do Sinduscon e não tem custo fixo, o empresário paga apenas quando utilizar.

Os fornecedores são homologados em rigoroso processo de seleção feito por engenheiros. “Temos parceria fechada com mais de 50 indústrias nacionais que ofertam condições exclusivas no Portal. Em nosso Banco de Dados estão mais de 8.000 fornecedores cadastrados que usamos em nossas consultas e cotações. Inclusive, podemos afirmar que já realizamos negócios com todos os fornecedores cadastrados em nossa base”, explicou o executivo da SC Supply, Roberth Meinert. 

 

Alta de insumos

O aumento nos preços dos materiais de construção motivou outras ações no Sinduscon. Uma força-tarefa foi definida para tratar do tema. Reuniões com outros Sinduscons do estado, com a Caixa Econômica Federal e tratativas junto à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em busca de soluções são algumas das iniciativas.

 

Assessoria Sinduscon Paraná Norte

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text