Notícias
CBIC propõe que governo reduza imposto de importação do aço
CBIC propõe que governo reduza imposto de importação do aço
24/03/2021

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou hoje (23) de reunião no Ministério da Economia com representantes da cadeia produtiva do aço e entidades representativas dos principais compradores do país.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a percepção do mercado é de desabastecimento.

“Precisamos de um choque de oferta para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Nossa proposta é a redução imediata do imposto de importação”, disse.

Na última sexta-feira (19), a entidade fez um levantamento com 206 empresas do setor em todo o país e 84% delas disseram que há desabastecimento de aço em suas regiões. Também foi perguntado às empresas quais materiais estão com o prazo de entrega maior que o habitual —para 82,9% delas, a resposta foi o aço.

Na reunião de hoje, a CBIC apresentou ao secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, a pesquisa completa, mostrando números sobre o problema. Para o setor, enquanto a oferta e a demanda não forem normalizadas não será possível estabilizar preços.

O desabastecimento e a insegurança com relação aos custos de vários materiais podem prejudicar a atividade da construção, que no início do ano projetava crescer 4% em 2021 e gerar 200 mil novas vagas de empregos.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text