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SESI inova em inspeções de segurança no trabalho em canteiros de obras
SESI inova em inspeções de segurança no trabalho em canteiros de obras
20/04/2022

Há 70 anos, o SESI oferece serviços para melhoria das condições do ambiente de trabalho e na promoção da saúde dos trabalhadores da indústria e nos últimos anos vem apoiando no desenvolvimento de soluções inovadoras direcionadas para os setores industriais por meio do Edital de Inovação para a Industria.

Oriundo desse edital, apresentamos a solução Smart Inspecs na Construção Civil, uma inovação tecnológica, com uso de drones e dispositivos móveis para monitoramento da segurança no trabalho em canteiros de obras, desenvolvido via projeto de inovação pelo SESI Bahia em parceira com empresas do setor e com a universidade.

“Essa solução atendeu às expectativas das partes envolvidas e contribuiu para a redução dos riscos associados a segurança e saúde na indústria e promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para o trabalhador”, destaca a gerente-executiva de Segurança e Saúde na Indústria do SESI-DN, Katyana Aragão.

Adaptável a diferentes canteiros de obras, vertical e horizontal, o sistema multiplataforma tem como premissa inspecionar requisitos de segurança especificados pelas normas regulamentadoras aplicáveis à indústria da construção, como NR18 e NR35, bem como melhorar a visualização das condições de segurança do trabalho. A ideia é que o sistema contribua para monitorar grandes áreas e de difícil acesso, com diferentes perspectivas e em tempo reduzido.

“O Smart Inspecs conseguiu conciliar as melhores premissas de inovação com a segurança dos trabalhadores. A inspeção por meio de drone vai permitir às empresas ganhos de produtividade nos canteiros”, explica Alexandre Landim, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção da Bahia (Sinduscon-Ba). “Em canteiros extensos, loteamentos e empreendimentos, como os programas habitacionais, inspeções que duram horas podem passar a ser feitas em minutos e com uma maior abrangência”, aponta.

Expectativas para o ganho de escala

Sob a perspectiva dos impactos econômicos, a solução colabora com o desenvolvimento regional e nacional do setor da construção civil por meio da padronização e automatização do processo de inspeção das condições de segurança do trabalho no canteiro de obras, adequação às normas regulamentadoras, redução de acidentes, contribuindo na economia de recursos financeiros e aumento da produtividade.

Vale ressaltar que o Projeto Smart Inspecs na Construção Civil teve como parceiros a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e quatro empresas da indústria da construção, vinculadas ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba): Concreta Incorporação e Construção Ltda, Conie Empreendimentos Ltda, Gráfico Empreendimentos Ltda e MRV Engenharia e Participações S/A. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) também apoiou a iniciativa.

Empresas destacam ganhos de celeridade e gestão

Para as empresas que participaram do projeto, a experiência foi uma oportunidade. De acordo com Aline Passos, diretora de Sistema de Gestão Integrada da Construtora Concreta, uma equipe de cinco profissionais da empresa ficou diretamente envolvida no Projeto Smart Inspecs. A diretoria da empresa é sensível à inovação, o que favoreceu a adesão ao projeto, destacou a gestora. Além disso, a construtora tinha um empreendimento que se adequava à necessidade do projeto liderado pelo SESI Bahia.

Aline Passos reconhece que a indústria da construção ainda tem um longo caminho na busca pela inovação e que projetos como o Smart Inspecs mostram que é um caminho possível. Ela destaca a oportunidade de poder participar do desenvolvimento da ferramenta e de verificar o potencial que ela traz para a gestão de segurança.

“Hoje, no meu escritório, consigo ver as inspeções, não-conformidades encontradas, plano de ação, se foi resolvido o problema e atuar junto com o gestor da obra para encontrar soluções. Com o Smart Inspecs, conseguimos ter um panorama geral, visando as normas contempladas no programa”, detalha.

Outra vantagem apontada é a disponibilização de um checklist atualizado que permite otimizar a gestão dos aspectos de SST. “A gente consegue visualizar pontos que são passíveis de acidentes e inspecionar a mão de obra para garantir o cumprimento das normas”, conta Aline Passos. O sistema de gestão também disponibiliza um dashboard com indicadores. “Às vezes, a gente tem uma percepção, mas quando se tem dados – e os dashboards trazem isso – podemos nos antecipar e adotar medidas preventivas”, explica Aline.

O Projeto integra a Rede nacional do SESI de inovação, por meio do Centro de Inovação SESI em Prevenção da Incapacidade, sediado na Bahia. Assim que a solução for disponibilizada, os departamentos regionais do SESI poderão ter acesso à nova tecnologia e oferecê-la como solução para todas as empresas do setor da construção civil.

Fonte: CBIC

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