Notícias
Startup parceira Sinduscon conquista prêmio CBIC
Startup parceira Sinduscon conquista prêmio CBIC
19/01/2021

O aplicativo Agilean, desenvolvido pela Aval Tecnologia no Ceará, foi destaque nacional no anúncio feito em dezembro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
 
A plataforma de gestão da construção civil Agilean venceu o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2020, na recém-criada categoria de Startup. O prêmio promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acontece a cada dois anos. A iniciativa desenvolvida pela Aval Tecnologia e adotada atualmente em cerca de 60 canteiros de obra em 18 estados do Brasil foi a única premiada do Norte-Nordeste entre 10 finalistas de todo o país das quatro categorias da premiação (Sistemas Construtivos, Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Pesquisa Acadêmica e Startup).


O CEO da Aval Tecnologia, André Quinderé, considera que receber o prêmio da CBIC é uma chancela e um grande orgulho para toda a equipe cearense. “Além de ser um grande reconhecimento do nosso trabalho, é um indicador de que estamos no caminho certo e cumprindo com o nosso propósito de inovar e alavancar a produtividade no setor”, avalia o engenheiro que participou da premiação realizada em dezembro. 


A plataforma permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da obra e foi adotada por empresas de porte nacional, como a construtora Andrade Gutierrez. Com o uso do Agilean, é possível aumentar em até 10% a velocidade de produção global das obras. Além disso, a iniciativa pode ampliar em até 15% a produtividade dos operários e reduzir em até 6% o custo da construção civil.


O prêmio CBIC,  correalizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), reconhece as melhores soluções de tecnologia e gestão da produção e de sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil no Brasil. O reconhecimento nacional também demonstra a importância da pesquisa aplicada. A iniciativa foi desenvolvida e vem sendo aperfeiçoada com o apoio de instituições como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE).

Tecnologia na construção


Atualmente, a construção civil dispõe da tecnologia a favor de um canteiro de obras inteligente, para uma construção sem desperdícios e com aumento dos lucros das empresas. De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, a entidade se orgulha muito de possuir o Núcleo de Inovação da Construção Civil - INOVACON, braço tecnológico do Sinduscon, trabalhando no desenvolvimento de novas estratégias de inovação, sempre encontrando no conhecimento um diferencial para a cadeia produtiva da construção civil. 


"Consideramos que nosso apoio foi e é importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do aplicativo de gestão da construção civil Agilean, que venceu em dezembro de 2020 o prêmio de inovação e sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Os ganhos com produtividade das equipes e aumento da velocidade de produção global das obras são verdadeiramente alcançáveis e isso é incrível. A repercussão disso incide diretamente nos custos da obra, que podem ser reduzidos em até 6%", afirmou.


Produtividade e inovação


O uso da tecnologia representa mais produtividade e informações em tempo real na construção civil. O Agilean permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da obra e foi desenvolvida por engenheiros cearenses da Aval Tecnologia e adotada por empresas de porte nacional, como a construtora Andrade Gutierrez. "O sistema usa a tecnologia da Internet das Coisas dentro do canteiro de obras para coleta de dados de produtividade. Essa linha do sistema foi desenvolvida junto com o IFCE e gerou um dos primeiros registros de patentes do polo de inovação do Instituto Federal em Fortaleza", explica André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia.


Os ganhos do Agilean são mensuráveis, uma vez que o aplicativo foi desenvolvido com o know how de especialistas em gestão de obras que conhecem dificuldades e desafios enfrentados no cotidiano da construção civil. “Com o Agilean a gente tem conseguido aumentar em até 15% a produtividade das equipes. Olhando de uma forma mais macro, a gente já conseguiu aumentar em 10% a velocidade de produção global das obras”, detalha André Quinderé. Tudo isso tem repercussão direta nos custos da obra, que podem ser reduzidos em até 6%. Os ganhos obtidos são calculados após análise de base de dados de obras acompanhadas com essa metodologia.


Metodologia Lean 


O aplicativo adota a metodologia lean, forma de gerenciamento conhecida mundialmente com o objetivo de evitar desperdícios com tempo, custos e mão-de-obra, por exemplo. Dessa forma, os recursos utilizados são apenas os estritamente necessários para realizar determinado trabalho, etapa ou processo. “O Agilean é um investimento com um retorno elevado devido à otimização que ele proporciona na gestão da produção, na produtividade dos operários, qualidade do trabalho e no custo de mão-de-obra”, explica o CEO da Aval Tecnologia.


Além da metodologia Lean todo o fluxo de gestão da produção é simplificado com o uso de novas tecnologias. Assim todos os dados a respeito da produção, tais como tarefas em execução, qualidade dos serviços, produtividade das equipes e tendências de obra são facilmente disponibilizados em painéis interativos. André Quinderé ressalta que a plataforma  faz uso, com pioneirismo no setor, da inteligência artificial e acompanha cada obra em tempo real por meio de estações instaladas no canteiro, que tem a tecnologia de internet das coisas (IOT) também aplicada de forma pioneira no setor. Dessa forma, a plataforma representa uma transformação digital nos canteiros aplicando tendências da Indústria 4.0 na Construção Civil.

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text