Notícias
81% das empresas pretendem criar ou melhorar programas de promoção de saúde
81% das empresas pretendem criar ou melhorar programas de promoção de saúde
18/08/2021

A grande maioria das empresas brasileiras deve criar ou melhorar programas de promoção da saúde nos próximos anos. Dos 200 gestores ouvidos em pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), 81% disseram que a melhoria contínua dessas iniciativas é uma tendência e veem suas empresas fazendo parte dela.

Outra tendência apontada é que 62% dos gestores sinalizam que suas empresas devem fortalecer a gestão da informação de saúde dos trabalhadores para promover investimentos mais assertivos em iniciativas de apoio à saúde do trabalhador.

“Este momento de pandemia deixou ainda mais clara a importância estratégica da saúde dos trabalhadores para a produtividade e competitividade dos negócios”, declara Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI.

Saúde na Construção Civil

Para os trabalhadores da construção civil no Rio de Janeiro, o Seconci-Rio possui uma ampla lista de serviços que podem ser levados aos canteiros como parte deste planejamento em promoção da saúde. Em sua missão, a entidade sempre reforça a importância deste investimento, para garantia de uma equipe mais saudável, disposta e produtiva. Como ainda vivemos o cenário de pandemia, esse cuidado também deve se reverter na continuidade da manutenção das medidas sanitárias de prevenção, evitando a contaminação por Covid-19. Além de ser um cuidado com a saúde dos trabalhadores, essas ações também geram melhores resultados e maior controle do absenteísmo.

A medicina preventiva é fundamental quando o assunto é saúde e o Seconci-Rio atua fortemente junto às empresas e aos trabalhadores, promovendo, além de ações de saúde nos canteiros, as vistorias orientativas nas obras e a disponibilização do teste rápido de Covid.

Nas vistorias, que já beneficiaram milhares de trabalhadores, desde que foram iniciadas, em abril de 2020, são observadas as condições de higienização das áreas comuns e realizada a orientação aos trabalhadores quanto às medidas de prevenção, tanto no trato diário com as ferramenta, EPIs e áreas de vivência, quanto ao ir e vir do trabalho. A ideia é levar informação, tirar dúvidas e, assim, continuar ajudando na redução do risco de propagação do coronavírus.

Já a testagem para COVID-19, iniciada em maio do ano passado, tem sido a maneira mais efetiva para reduzir a curva de disseminação do vírus, já que, com o resultado, identifica-se os infectados e orienta-os para o isolamento, para evitar a transmissão. As empresas contribuintes podem adquiri-los, a preço de custo, e encaminhar seus trabalhadores com suspeita da doença para a testagem, sem nenhum custo adicional.

Fonte Seconci Brasil

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text