Notícias
Projeto Londrina Inovadora da Prefeitura e Sebrae vai atender 6 mil empreendedores
Projeto Londrina Inovadora da Prefeitura e Sebrae vai atender 6 mil empreendedores
14/03/2022

Para fortalecer os empreendimentos e as empresas locais, a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, nesta segunda-feira (14), às 11h, o Projeto Londrina Inovadora. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati, em seu gabinete e contou com a presença de diversas autoridades.

O objetivo da iniciativa é fortalecer o ecossistema de inovação de Londrina e região e preparar as empresas e os empreendedores para a “nova economia”, por meio da transformação digital e da melhoria de gestão destas empresas. “É uma iniciativa fantástica, porque coloca Londrina em um patamar diferenciado de qualquer outra cidade do Brasil e como um grande polo de inovação e tecnologia. Serão atendidas 6.100 empresas, que representam cerca de 30 mil pessoas. O foco do Sebrae é empresarial, ajudar os empresários a transformarem boas ideias em um negócio lucrativo, que gera renda e emprego em nossa cidade. Esse é o grande diferencial da nossa cidade”, explicou o prefeito.

Para isso, os empreendedores e empresários receberão consultorias individuais em gestão financeira, planejamento, marketing e inovação; assim como poderão participar de seminários sobre transformação digital, palestras a respeito do consumo no período pós-pandemia; e de oficinas de vendas, crédito, marketing digital e de gestão financeira. Eles também continuarão recebendo acompanhamento e monitoramento das governanças de Comércio e Educação. “O DNA do Sebrae é a inovação e é isso que queremos trazer com esse novo programa, que vai tornar Londrina ainda mais inovadora e tecnológica. Queremos afinar esse propósito e alinhar o foco com os empresários locais”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes.

Sobre isso, o gerente Regional Norte Sebrae em Londrina, Fabricio Bianchi, lembrou da importância de parcerias firmadas entre o Poder Público com o Sistema S (Sebrae, Senai, Senat e Sesi). “Vemos a preocupação do prefeito em fazer várias parcerias e percebemos que diversos setores se empoderaram com isso. Isso é importante, porque a temática inovação, muitas vezes, é meio distante para algumas pessoas e até vista como disruptiva. Mas, ela não é. Por isso, a ideia central é levar essa temática e a do empreendedorismo para toda cidade”, elucidou Bianchi.

Ao todo, a Prefeitura de Londrina repassará R$ 300 mil para o Sebrae, que será a entidade responsável pelos cursos para os empreendedores durante cinco meses. O projeto pretende atender cerca de 6.100 participantes, entre empresários, futuros empreendedores e lideranças. “Uma das coisas que atraem os empresários para a cidade de Londrina, além da qualificação da mão de obra, é a existência de projetos como esse lançado hoje, o Londrina Inovadora. Junto dele está a organização de várias governanças, que estão unidas com o Poder Pública, a sociedade civil organizada e as empresas. Isso tudo traz tranquilidade para Londrina ser a maior atrativa de startup do Paraná e a 10ª maior do Brasil”, lembrou o presidente da Codel, Bruno Ubiratan.

Segundo o consultor do Sebrae e coordenador estadual de ecossistemas de inovação no Sebrae Paraná, Heverson Feliciano, no ecossistema de inovação, o Sebrae deverá atender 2.400 empresas ministrando workshops, monitorando e propondo melhorias para elas. Na área de transformação digital e marketing serão 3.000 empresas e empreendedores. Por fim, outros 600 líderes devem ser capacitados na área de liderança e gestores públicos. O público-alvo serão os profissionais das áreas de liderança, gestão da inovação, vendas, marketing digital e novos mercados.

Na oportunidade, os vereadores Matheus Thum e Ailton Nantes, parabenizaram o prefeito Marcelo Belinati pela iniciativa e afirmaram que Londrina vem sendo uma referência nacional para outros municípios. Eles lembraram também que, durante o fim de semana, Belinati foi homenageado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que o considerou o melhor prefeito do Brasil. “Londrina está se tornando referência em nível nacional. A Codel tem feito um trabalho técnico que visa a desburocratização, o empreendedorismo e a inovação dos processos, onde Londrina só tem a ganhar”, disse Thum.

Fonte: Prefeitura de Londrina

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text