Notícias
Confiança do empresário industrial recua em janeiro de 2021
Confiança do empresário industrial recua em janeiro de 2021
14/01/2021

O ICEI recuou 2,2 pontos, em relação ao mês anterior, devido à elevada incerteza sobre a evolução da pandemia do coronavírus e o desempenho da economia nos próximos seis meses

 

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou em 60,9 pontos em janeiro de 2021 ante 63,1 pontos em dezembro de 2020. A queda demonstra a elevada incerteza com relação à evolução da pandemia e seu impacto na economia brasileira.

Apesar da queda, o índice ainda indica confiança do empresário industrial. O indicador varia de 0 a 100 e todos os valores acima de 50 pontos são considerados positivos. Foram entrevistadas 1.286 empresas, sendo 491 de pequeno porte, 505 de médio porte e 290 de grande porte. 

De acordo com o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca, o crescimento do contágio do coronavírus em importantes mercados da economia mundial, como a Europa e os Estados Unidos, além do Brasil, eleva o risco de retorno das medidas de ampliação do isolamento social, o que impactou o resultado do ICEI. 

 

“Mas é importante dizer que o indicador continua elevado, em 60 pontos, distante de 50, que é a linha de corte, entre um cenário de confiança e de desconfiança. Continua a perspectiva de crescimento, com investimentos em muitas áreas, nesse momento de recuperação”, explica o economista.

 

O otimismo do empresário é importante para estimular o aumento da produção, a geração de empregos e, sobretudo, o aumento do investimento, essencial para a retomada do crescimento da economia.

 

Fonte: CNI

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text