Notícias
Estudante de Oxford detalha projeto sobre habitação social e vazios urbanos
Estudante de Oxford detalha projeto sobre habitação social e vazios urbanos
13/09/2021

A aluna de Oxford, Ying Liu, fez uma apresentação detalhada sobre o projeto de pesquisa realizado em parceria com a Prefeitura de Londrina, na área de Habitação Social e Ocupação dos Vazios Urbanos. O encontro aconteceu na última sexta-feira (10), por meio da plataforma Google Meet, e contou com a participação do secretário municipal de Governo, Alex Canziani.

A iniciativa é um desdobramento do Programa Summer Fellowship, finalizado na última semana, que permitiu que dois estudantes de mestrado em Políticas Públicas da People in Government Lab da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, fizessem imersão na Prefeitura, durante oito semanas.

O tema da pesquisa de Liu foi Habitação de Interesse Social em Londrina. Durante a apresentação ela fez uma explanação sobre a situação atual da habitação e das áreas ocupadas irregularmente em Londrina e apresentou os detalhes de cada um dos desafios a serem transpostos para soluções viáveis.

Segundo ela, a reurbanização dos vazios urbanos e a requalificação das casas precárias são intervenções que terão impactos positivos imediatos para a ampliação da quantidade e qualidade de moradias dignas. As duas combinadas beneficiarão todas as camadas sociais, entretanto, ainda existem desafios na concepção e implementação destes projetos que exigem soluções viáveis e eficazes.

Entre os desafios, Liu citou: coordenação do planejamento – menciona o Master Plan2040, Plano Diretor e Plano Plurianual (PPA); adaptação a infraestruturas adjacentes – adaptar a densidade à infraestrutura existente e superestrutura urbana; cidades inteligentes e Inclusiva; administração mais compatível na era digital – tornar mais inclusiva às famílias de baixa renda, que não tem acesso à internet (cadastro on-line, informações sobre todos os programas, dados, etc).

Foto: N.com

O secretário Alex Canziani disse que, agora, cabe à Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) avaliar a contribuição deste trabalho para as políticas públicas de Londrina. “A Liu está fazendo mestrado na melhor Escola de Governo do mundo. Por isso, com certeza ela trará uma colaboração muito relevante, até pela experiência de trabalho que ela possui”, ressaltou.

A Cohab-LD participou efetivamente do trabalho da aluna, contribuindo com informações referentes à habitação de interesse Social voltadas às famílias vulneráveis no município de Londrina. A expectativa é que o trabalho da de Liu contribua na implementação de Planos, Programas e Projetos referentes à Política Habitacional.

Segundo o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira, que esteve presente na reunião virtual, o programa, além de demonstrar a habilidade da atual gestão em construir pontes com aqueles que podem contribuir para o avanço das políticas públicas do Município, permite a interação e troca de experiência com entidades e estudiosos de outras partes do mundo.

“Essa é uma estratégia fundamental para melhorar o que já temos de bom e propor novos projetos para melhor atender a comunidade. Conhecer e ter contato com pessoas e ter a oportunidade de ver com “uma visão de fora” acerca da Habitação de Interesse Social de Londrina abre a nosso olhar e nos ajuda a pensar e propor de acordo com nossa realidade local. Para a Cohab-LD, nesse momento, isso é fundamental”, apontou.

Também participaram da reunião virtual, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Tadeu Felismino;  a administradora da Secretaria de Governo, que atuou como supervisora do programa, Liz Rodrigues; representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de pessoas da equipe e servidores da Prefeitura.

Foto: Reprodução de tela

Além de Ying Liu, outro estudante de Oxford participou do Programa Summer Fellowship. Cody Chenxi Wang fez um projeto na área de Tecnologia e Digitalização de Serviços, que será apresentado na próxima segunda-feira (9), às 9h, também pela plataforma Google Meet.

Fonte: Prefeitura de Londrina

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text