Notícias
Abril Verde: Rotina de prevenção de acidentes deve ser parte da cultura da empresa
Abril Verde: Rotina de prevenção de acidentes deve ser parte da cultura da empresa
11/04/2022

Segurança no trabalho exige baixo investimento e passa principalmente por orientação e diálogo com a equipe

 

A maior ocorrência de acidentes nos canteiros de obras costuma ser às segundas e sextas-feiras. O dado não é aleatório – esses são dias que os trabalhadores dos canteiros tendem a estar mais desconcentrados. A informação é trabalhada pelo técnico de segurança do trabalho do Seconci, Ercole Cassano, nos cursos de NR-18, para reforçar que a prevenção de acidentes passa primeiramente pelo fator humano. Assunto oportuno para este mês, que é conhecido pela campanha de conscientização ‘Abril Verde’, que aborda o tema saúde e segurança no ambiente de trabalho.   

Para Cassano, integrar o colaborador no dia a dia dessas ações é a melhor maneira de convencê-lo a agir de forma preventiva. “A Segurança do Trabalho tem que estar na veia da empresa. A empresa precisa cobrar o funcionário. A Segurança do Trabalho é barata. É necessário fazer palestras, treinamentos e fornecer o EPI (Equipamento de Segurança Individual). Além disso, é fundamental mudar a mentalidade equivocada de que a prevenção pode atrapalhar a produção”, explica. 

Levantamento da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) publicado recentemente demonstra que o setor teve melhora nos índices de acidentes de trabalho. No entanto, ainda figura entre as 10 atividades com maior sinistralidade.  

O técnico em segurança do Seconci explica que a maior parte dos acidentes nos canteiros de obras é relacionado à altura, mas há também os choques elétricos e acidentes mais corriqueiros, como cortes com ferramentas. Cassano discorre sobre alguns dos motivos que favorecem tais casos. “Excesso de confiança do colaborador, falta de orientação, de treinamento, do equipamento adequado e de cumprir o que a norma exige”.

 

Grupos de diálogo sobre segurança

No trabalho que envolve a segurança do trabalho não há fórmulas inovadoras. De acordo com o especialista, treinamentos regulares, conscientização, cobrança das práticas previstas nas normas e uso de equipamentos são os pilares para manter as obras seguras.

Na experiência dele, que atuou por anos na área dentro do canteiro de obras, os grupos de diálogo são uma estratégia efetiva. Algumas empresas optam por reunir os trabalhadores diária ou semanalmente para reforçar as ações de segurança. “Realizar os grupos de diálogo antes de começar o dia de trabalho costuma dar bons resultados. Muitas vezes a obra não quer parar para bater esse papo, mas é preciso criar um ambiente para integrar o colaborador. Conscientizar os envolvidos na obra e na engenharia. Orientar ainda é o melhor caminho”, finaliza. 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text