Notícias
Viaduto Bratislava sai do papel e promove integração definitiva de Cambé, no Norte do Estado
Viaduto Bratislava sai do papel e promove integração definitiva de Cambé, no Norte do Estado
11/03/2022

Foto: Gilson Abreu/AEN

Passagem de nível está sendo construída no km 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava. Trecho integra o Contorno Sul de Cambé e dá acesso à região central da cidade e ao terminal rodoviário

 

O viaduto Bratislava está sendo erguido no km 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, em Cambé. O trecho integra o Contorno Sul do município e, de um lado, dá acesso à região central da cidade e também ao terminal rodoviário. Já no outro ponto da interseção em desnível está localizada a Estrada Rural Bratislava. Ela é a principal ligação com o Jardim Bratislava, região com mais de 5 mil habitantes.

O projeto contempla a construção de duas alças de acesso separadas, que darão continuidade à Avenida Brasil e à Estrada Bratislava, em um trajeto de aproximadamente 800 metros. Além disso, a BR-369 será rebaixada para formar uma trincheira. O investimento do Governo do Estado na construção é de R$ 13,5 milhões, com recursos do programa Avança Paraná, e a previsão é que a obra seja concluída ainda neste semestre.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, diante da gravidade do trânsito na região, a obra é simbólica para a administração estadual. “Era um compromisso que tínhamos desde o começo do nosso mandato. Estamos investindo muito e repensando o Paraná em termos de logística e infraestrutura para os próximos 30 anos. Cambé, Londrina, Ibiporã e todo o Norte do Paraná estão sendo contemplados com projetos que tornam o Estado mais eficiente”, afirma. “Rapidez, segurança, agilidade e mais vidas que são poupadas em razão desta obra”.

AGILIDADE – Como forma de dar celeridade ao processo, a obra segue o regime de contratação integrada (RDCI). O modelo, adotado pela primeira vez no Estado, permitiu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) contratar, com uma única licitação, uma empresa ou consórcio de empresas para elaborar o projeto executivo e imediatamente dar início à execução da obra.

“Uma construção que indiscutivelmente reforça a agilidade do Governo do Estado em tirar as ações do papel. Vai intensificar o desenvolvimento econômico de toda a região, mas carrega principalmente o emblema do salvamento de vidas. Um viaduto para que pais, mães e avós não precisem mais chorar a morte de nenhum parente”, ressalta o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.

Fonte: AEN

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text