Notícias
Inovação na construção civil e no mercado imobiliário é foco de debate
Inovação na construção civil e no mercado imobiliário é foco de debate
09/08/2021

Rodadas de Conteúdo debate, na próxima quarta (11), potencialidades do setor em Londrina e região

O Grupo FOLHA promove, na próxima quarta-feira (11), o terceiro debate das Rodadas de Conteúdos. Desta vez, o tema em questão será como a inovação pode aumentar a produtividade e a qualidade na construção civil e no mercado imobiliário.

A mediação ficará a cargo de Rubens Fernandes Negrão, coordenador estadual da linha de empresas de alto potencial do Sebrae/PR e gestor da vertical da construção civil da Regional Norte do Sebrae/PR.
Negrão destaca que a construção civil é um dos setores mais representativos para a economia de Londrina, no que se refere a volume de empregos gerados, números de empresas e Valor Adicionado Fiscal.

O Valor Adicionado Fiscal é um indicador econômico-contábil utilizado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

“Trata-se de um setor que vem sendo impactado de forma contundente em relação às inovações e mudanças que vêm acontecendo no campo da tecnologia, seja em novos formatos e métodos construtivos, novos materiais e novos produtos. É uma inovação disruptiva que vem acontecendo com o setor, com grande capacidade de investimento e de fazer acontecer de forma rápida.”

O mediador acrescenta que o painel realizado na próxima quarta-feira será rico em conhecimento, informações e tendências. “Estamos falando de um cenário onde existem quase 5 mil empresas relacionadas à cadeia da construção civil em Londrina”, destaca.

Os painelistas do terceiro debate serão Leonardo Makoto Yoshii, presidente-executivo do Grupo A. Yoshii; Raul Fulgencio, imobiliarista membro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário); e Gerson Guariente Junior, vice-presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Paraná Norte e membro da ICON (Governança de Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná).

 

INOVAÇÕES

Leonardo Yoshii destaca que as inovações estão presentes em todos os ambientes relacionados ao mercado imobiliário e à construção civil, sendo que a assinatura de contrato eletrônica agilizou e facilitou muito o processo de compra e venda de imóveis, assim como o atendimento online dos clientes. No ambiente comercial, o empresário cita a utilização de realidade virtual para demonstração dos empreendimentos.

“Na construção, a tecnologia BIM [Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção] revolucionou o planejamento e a execução dos projetos. As competências técnicas são integradas em 3D, facilitando a visualização e a compatibilização dos projetos. Isso melhora ainda mais o produto entregue ao cliente e aprimora a gestão, o planejamento da obra e seus quantitativos.”

O empresário acrescenta que hoje é possível ter acesso às obras por reconhecimento facial e fazer a programação da produção de maneira automatizada. “Vemos a IoT [Internet das Coisas] entrando no ambiente de obras, para gestão de equipamentos e logística.”

Segundo Yoshii, outra área que evoluiu está relacionada à sustentabilidade, com diminuição e rastreamento de resíduos. “As obras e os projetos contêm itens de sustentabilidade. Temos a construção verde com madeira certificada, que reduz o impacto ambiental”, cita.

Sobre as tecnologias empregadas, o empresário cita que elas visam maior qualidade e maior produtividade. “Um exemplo são formas metálicas para paredes de concreto, utilizadas em certas tipologias de construções. Destaco também equipamentos mais tecnológicos para tarefas operacionais, aumentando a capacidade humana”, conclui.

 

EXIGÊNCIAS

O imobiliarista membro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), Raul Fulgencio, destaca que algumas exigências do cliente estão mais valorizadas hoje, impactadas pela pandemia. “O cliente busca ambientes com mais natureza, mais ventilados. Se antes já era dado valor ao lazer, hoje esse quesito está sendo valorizado ainda mais.”

Outra tendência é que uma boa parcela de clientes busca hoje um apartamento com um perfil semelhante à casa, prezando pelo conforto. “Também houve aumento na procura por casas localizadas em condomínio”, pontuou.

Fulgencio acrescenta que, mesmo no momento mais crítico da pandemia, apenas 15% dos seus clientes fecharam negócio sem ver o imóvel. “Hoje já voltou quase ao que era antes. As pessoas querem ver o imóvel, é muito raro alguém comprar ou alugar sem ver.”

No entanto, ele pontua que a pandemia acelerou uma tendência que já vinha ocorrendo: a busca por imóveis de maneira online, que domina hoje a preferência dos clientes.

 

CONSTRUÇÃO

O diretor-proprietário da CGE Engenharia e vice-presidente do Sinduscon Paraná Norte, Gerson Guariente Junior, foi o idealizador do Construhub, um ambiente para o desenvolvimento da inovação na construção civil reunindo startups, mentorias, empresas já constituídas e pesquisadores.

“O Sinduscon assumiu a liderança do processo de instalação, criação e efetivação do hub, trouxe as parcerias (Unifil, Senai, Sebrae) e criamos um espaço específico para a instalação das startups”, explica. Hoje, já existem oito startups ancoradas no hub.

O Construhub era para ter iniciado as atividades no ambiente físico em março do ano passado, mas por conta das medidas sanitárias a segunda etapa prevista, o Construhub digital, foi antecipada e já saiu do papel. Há cerca de dois meses foram iniciadas as atividades. “Estamos colocando essas startups dentro de um processo de evolução.” 

Junior acrescenta que o processo de inovação na construção civil vem avançando em velocidade mais rápida do que a prevista. 

“A indústria da construção civil mundial é uma das mais atrasadas em termos de implantação de processos de inovação e digitalização. Por conta disso, existe um ambiente muito grande para se desenvolver. É um amplo campo de trabalho que vai transformar a indústria da construção nos próximos anos, com uma velocidade muito grande.”

Junior destaca a evolução dos materiais utilizados, como por exemplo, os substitutos das alvenarias tradicionais. 

“Está havendo a substituição das estruturas tradicionais, feitas com blocos cerâmicos e de concreto, por placas de maior tamanho, em gesso e em materiais mistos usando gesso, fibra de vidro e impermeabilizantes. Com isso, ganha-se em velocidade e escala.”

Tecnologias como o monitoramento da construção com o uso de drones já estão virando realidade. “Os drones têm o uso de câmeras e de equipamentos infravermelhos para fazer uma comparação entre o que foi previsto em projeto e o que está acontecendo”, conclui. 

FUTURO

Ao todo, as Rodadas de Conteúdos, que têm patrocínio da A. Yoshii, Integrada, Pado, Raul Fulgêncio e Unimed, realizarão seis encontros com os principais empresários, especialistas e formadores de opinião debatendo o futuro da nossa região.

Os debates pretendem trazer rico conteúdo, sempre com transmissão ao vivo pelas redes sociais da FOLHA e pelo YouTube, a partir das 19h. A programação se estende até novembro.

Fonte: Folha de Londrina

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text