Notícias
Consumidores do Sul planejam adquirir um imóvel em até dois anos
Consumidores do Sul planejam adquirir um imóvel em até dois anos
09/03/2021

O Sul registrou um saldo de 16,1% nas vendas de imóveis no ano passado. Com o bom desempenho dos negócios, o estoque caiu 28,7% nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já o VGV [ou Valor Geral de Vendas, sigla faz parte de um cálculo que estima a receita de um empreendimento a partir do seu potencial, do ponto de vista comercial, e do próprio desempenho do setor] cresceu 9,9% entre 2019 e 2020. Nos lançamentos, a região teve queda de 26,6%, percentual acima da média nacional, que retraiu 18%. Os dados fazem parte de um estudo feito pela Brain Inteligência Estratégica e que foram apresentados durante o webinar "Expectativa do mercado imobiliário na região Sul do Brasil", realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

De acordo com o sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, a perspectiva se mantém positiva para este ano. "Temos bons indicadores de intenção de compra. No Sul, 35% dos consumidores consultados planejam comprar um imóvel nos próximos dois anos e, destes, 9% já estão efetivamente visitando empreendimentos e iniciando a negociação", projeta.

Em pandemias, lembrou Araújo, da Brain, o êxodo é comum. "As pessoas saem dos grandes centros para buscar isolamento no campo ou no litoral, então tivemos recordes de vendas de imóveis de segunda moradia", informou. CEO da Even, Leandro Melnick, concordou que esse movimento se intensificou no ano passado. "A segunda residência virou a primeira residência, já que os brasileiros podem trabalhar de casa, seja no campo, na praia ou em qualquer lugar. Além disso, a queda nas taxas de juros favoreceu muito o consumo no mercado imobiliário", destacou.

 

Fonte: Revista Amanhã

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text