Notícias
Projeto ‘Indicadores Econômicos’ se torna referência em momento delicado de alta de preços
Projeto ‘Indicadores Econômicos’ se torna referência em momento delicado de alta de preços
08/09/2021

Ao completar 1 ano, a publicação ‘Indicadores Econômicos da Construção Civil’ cumpre importante função: ajudar os empresários a calcular gastos das obras diante de variação frequente nos valores dos insumos

 

A alta dos insumos da construção civil é considerada um obstáculo que tem freado um crescimento que poderia ser ainda mais expressivo ao setor. No Brasil, o segmento registrou 46% de aumento nas vendas no primeiro semestre, de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Entretanto, a variação nos valores dos materiais de construção tem afetado novos lançamentos.

Nesse período delicado, os ‘Indicadores Econômicos da Construção Civil’, publicação do Sinduscon Paraná Norte, se tornaram ferramentas de consulta para empresários nos planejamentos de compra e venda. “Em um ano de trabalho, temos visto que os indicadores são observados pelos profissionais, muitos usam os dados levantados como documentação para negociações. Temos monitorado os preços dos materiais na pandemia e tem sido interessante ver essas curvas de crescimento.  Isso gera alertas para as construtoras sobre qual momento comprar ou não os insumos”, avalia o assessor técnico do Sinduscon, Murillo Braghin.

A última edição da Cartilha, que marca doze edições da publicação, indica que de janeiro a agosto deste ano o aço registrou aumento de 39,26%, e o fio de cobre 18%.

“Nós concebemos o Projeto para ser um banco de dados acessível para o setor, no entanto a situação dos insumos se agravou tanto durante a pandemia que em pouco tempo a publicação se tornou importante para quem precisa acompanhar os valores. Entendemos que cumprimos importante função social”, explica Sandro Marques de Nóbrega, presidente do Sinduscon Paraná Norte.

Lançado em setembro de 2020, o Projeto ‘Indicadores Econômicos da Construção Civil’ nasceu para ir além da divulgação do CUB. O objetivo é fornecer dados relevantes para balizar as decisões e planejamento de empresários, estudantes e pesquisadores do setor. Desde então, uma ampla gama de dados passou a ser apurada mensalmente.

Após 1 ano, a Cartilha conta com 14 indicadores que dão um panorama da atividade na esfera local e nacional. “Começamos com quatro indicadores e fomos expandindo. Temos dado foco importante para Londrina e assim conseguimos observar como a cidade está se desenvolvendo em relação às outras regiões”.

Indicadores:

O material é composto por dados do PIB, emprego, déficit habitacional, acompanhamento de preços, fornecedores de materiais em Londrina e a abertura de novas empresas. O último indicador inserido é útil para toda a população da cidade. No mapa de obras públicas é possível acessar com facilidade valores, locais e andamento das obras públicas na cidade.

Acesse aqui o material completo

 

 

 

 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text