Notícias
Conquistas e desafios; Célia Catussi, integrante da diretoria do Sinduscon faz reflexão sobre presença feminina no setor
Conquistas e desafios; Célia Catussi, integrante da diretoria do Sinduscon faz reflexão sobre presença feminina no setor
08/03/2021

A presença das mulheres na construção civil é cada vez mais representativa. Números divulgados pelo IBGE em 2018 demonstram que mais de 200 mil mulheres no país trabalham no setor.

No Dia Internacional da Mulher, a 2° Vice-presidente do Sinduscon, Célia Catussi, fez uma reflexão sobre as conquistas e desafios das mulheres ao longo do tempo.

Para ela, o dia 8 de março é uma data significativa. Momento para relembrar com consciência as vitórias históricas. “A história boa mostra que através de séculos, as mulheres vêm buscando ter direitos iguais aos dos homens. Um simples direito ao voto foi uma grande conquista.”

Célia, que é engenheira civil por formação, e superintendente de novos negócios da Plaenge falou, sem rodeios ou clichês, sobre o setor, que por muito tempo foi dominado por homens. “Se voltarmos os olhos para o setor da construção civil, sabemos que era um ambiente mais restrito ao universo feminino.  E as mulheres foram demonstrando que têm competência e capacidade de participar e se destacar neste mercado tão próspero”.

Atualmente, a realidade na construção civil é diferente de décadas passadas: as mulheres foram se inserindo no mercado de forma ativa. “Hoje encontramos mulheres em vários setores. E outra grande conquista:  nos canteiros de obras, nos escritórios, na liderança várias mulheres estão presentes”, comemorou ela.

Ao refletir sobre os avanços alcançados, Célia ainda deixa a mensagem. “Precisamos continuar nos capacitando, mostrando que não queremos o lugar dos homens, mas sim o espaço da mulher com uma visão mais acolhedora, compartilhada e detalhista”.

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text