Notícias

Sinduscon Mais Solidário realiza Dia das Crianças

Diversão, aprendizado e gratidão são boas definições para a tarde do último sábado, dia 21/11, no Centro Social Dom Bosco, bairro Campos Verdes. O local abrigou a festa da campanha “Inspire uma Criança”, do Projeto Sinduscon Mais Solidário, desenvolvido pelo Sinduscon Paraná Norte.



O lugar é administrado pelas irmãs Salesianas, que trocaram o seu país (a Índia) para se dedicar às cerca de 120 crianças carentes do lugar. Com o auxílio da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e de professores voluntários, elas oferecem cursos de balé, judô, artesanato, coral, pintura e reforço escolar. O objetivo é tirá-las das ruas e apresentar uma nova perspectiva de vida.



Foi esse intuito que motivou o Sinduscon Mais Solidário a realizar um dia especial para elas no mês em que a infância é celebrada. Mais do que presentes, presença. A tarde começou com a apresentação de vídeos gravados por diversos profissionais explicando como é a profissão de cada um. Tudo para mostrar às crianças o que elas podem ser quando crescerem.



A campanha – que continua nas redes sociais – contou com patrocínios  (Artenge, Plaenge, Inova e Colégio Universitário)  e apoios (Frezarin, Copralon, Refriko, O Casarão, Luisa Accorsi, Sesi, Senac e Seconci), todos essenciais para que a festa pudesse ser feita. Recreadores, contadores de histórias e atores da Funcart se encarregaram de entretê-las e encantá-las. Lanches, sorvetes, refrigerante, pipoca e algodão doce foram distribuídos à vontade. Teve até corte de cabelo. Para conferir alguns momentos, assista ao vídeo aqui.



O depoimento da embaixadora do Sinduscon Mais Solidário, Milena Zacaria, resume toda a emoção envolvida na realização do evento:



“O dia das Crianças no Centro Social Dom Bosco foi de muito aprendizado, coragem, descobertas, desafios, amor ao próximo e sensibilidade para ver que aquelas crianças precisam de muito, muito mais do que ganhar presentes!  Precisam de amor, carinho, afeto, um abraço amigo. E foi tudo isso que fomos levar.



E foi uma tarde para realizar sonhos, através dos vídeos de profissionais e atletas, que buscamos inspiração para compartilhar com mais de 120 crianças do bairro as experiências que os fizessem enxergar que podem ter um futuro melhor, diferente do que elas vivem ali.



E depois de ver esse dia lindo acontecer, ver tantos sorrisos espalhados em tantos rostinhos, conhecer um pouco as crianças, as mães e suas histórias de luta, temos certeza de que Deus também estava ali, nos abençoando e iluminando nossas vidas para realizarmos esse trabalho!



E assim embarcamos nesse sonho de " pulverizar amor " em diferentes ações que estamos fazendo, mês a mês, no Sinduscon Mais Solidário.  Por tudo isso, eu só posso agradecer... A cada pessoa que de alguma forma fez parte deste dia especial. O nosso sentimento é de GRATIDÃO por essa experiência de alma, de vida.”



 



O Projeto Sinduscon Mais Solidário



Lançado em 2017, no início da gestão do presidente Rodrigo Zacaria por sua esposa, Milena Abujamra Fillis Zacaria, o projeto visa estabelecer um calendário de ações para apoiar diferentes causas sociais e entidades beneficentes, além de fortalecer campanhas de conscientização sobre saúde.



Na identidade visual do projeto, um sorriso traduz o seu espírito: ajudar a proporcionar uma vida mais digna as pessoas que padecem, seja por doenças, desamparo ou falta de recursos financeiros. Nas redes sociais, o projeto Sinduscon Mais Solidário é acompanhado pela hashtag #construindo solidariedade. Cada campanha ganhou arte própria e a hashtag “construindo”, seguida de palavras que as identificam, como #construindo sorrisos, #construindo aconchego e #construindo empatia.



Além da Campanha “Inspire uma Criança”, três já foram lançadas. A primeira busca recursos para apadrinhar crianças carentes com necessidades especiais na Equoterapia (terapia que usa cavalos para estimular o desenvolvimento físico e psíquico de crianças autistas, com paralisia cerebral e outras síndromes). A segunda (já encerrada) transformou empresas associadas ao Sinduscon e outros endereços da cidade em postos de coleta de cobertores e roupas de frio para serem doadas ao Lar das Vovozinhas, ao Projeto Caridade no Domingo e a Casa do Bom Samaritano. A terceira campanha beneficiou a Tok de Amor, casa que acolhe e ampara pacientes com câncer. A renda obtida com a venda dos convites para o Sukiake Solidário foi totalmente revertida para a entidade.