Notícias

Reduza perdas e aumente o lucro com o Lean Construction

Aumento de 20% no lucro dos empreendimentos e 25% na produtividade dos serviços, redução de dois a quatro meses no tempo de execução, além da diminuição no volume de resíduos gerados em obra em até 40%. Resultados como esses têm sido reportados por construtoras que aplicam a filosofia Lean de gestão em suas obras. Na palestra Reduza perdas e aumente o lucro com o Lean Construction, o engenheiro civil Sergio Kemmer vai revelar como a Construção Enxuta, ou Lean Construction, pode aumentar a competividade e servir como um forte indutor de inovação nas empresas do setor da construção. Serão abordados alguns dos principais conceitos e ferramentas do sistema Lean através da apresentação de casos de sucesso nacionais e internacionais que alcançaram resultados expressivos por meio da aplicação da filosofia Lean de gestão. Os passos para implementação do Lean nas empresas serão também discutidos com os participantes.



A palestra acontece dia 13/06, às 19h, no auditório do Sinduscon (Av. Maringá, 2400). É direcionada a profissionais que atuam na indústria da construção como diretores, gestores, engenheiros e arquitetos de empresas incorporadoras, de projetos e construtoras, além de estudantes dos cursos de engenharia, arquitetura e curso técnico em edificações.



Sobre o palestrante



Sérgio Kemmer é engenheiro civil pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e PhD em Gestão da Construção pela Universidade de Huddersfield (Inglaterra). Possui mais de 15 anos de experiência atuando com Lean Construction tanto no Brasil como no exterior. Voltou recentemente da Inglaterra após quase uma década trabalhando ao lado de um dos criadores do movimento Lean na construção no mundo, Professor Lauri Koskela. Nos últimos anos, atuou como Consultor Lean na Jacobs UK, multinacional com faturamento anual de US$15 bilhões, considerada pela Fortune Magazine como a empresa mais admirada no mundo na categoria Engenharia e Construção. Implementou ferramentas lean na fase de projeto para a construção de uma Usina Nuclear no valor de 15B de libras esterlinas e atuou como líder técnico na implantação do planejamento lean em dezenas de projetos de infraestrutura de saneamento na Inglaterra com valores variando entre 1M e 500M+ de libras esterlinas.



No Brasil, trabalhou como Gerente de Produção e Coordenador Lean na C. Rolim Engenharia, construtora reconhecida como referência na aplicação da filosofia lean de gestão na construção.Tem dezenas de artigos técnicos publicados sobre gestão da construção com ênfase na aplicação da filosofia Lean, sendo vários apresentados na Europa, América do Norte e Latina, Ásia e Oceania nas conferências anuais do International Group for Lean Construction (www.iglc.net).



Inscrições pelo telefone 43 3327-6777