Notícias

Palestras abordam Gestão e Lean Construction

“É impossível controlar o ambiente econômico, mas o dever de casa de todo empreendedor deve ser feito:  planejamento e controle da gestão financeira”, observa o vice-presidente de incorporação imobiliária do Sinduscon Norte PR, Olavo Batista Junior. Para falar sobre essas questões no cenário da construção civil regional e nacional, ele estará à frente da palestra “Novos Mercados, Estratégias e Competitividade para o setor da Construção Civil”, dia 11 de maio,  às 19h, no Senai (Rua Belém, 844), durante o EletroMetalCon 2017.



O objetivo da palestra, segundo Olavo, é oferecer um norte para as empresas pensarem em estratégias de longo prazo, pois o ciclo imobiliário é longo. “Os sinais indicam que as coisas vão melhorar; a composição de forças que ajuda a impulsionar a economia está apontando nesta direção: Selic caindo, taxa de inflação a caminho da meta, reformas trabalhista e da previdência. Mas a previsibilidade para os próximos 12 meses ainda é inconsistente. Nosso momento é de muito planejamento”, analisa.



Outro destaque da noite será a palestra da doutura em Engenharia Civil Fernanda Saffaro, que falará sobre "A Implementação da Lean Construction na Construção Civil".  Segundo ela, o setor vem sendo instigado a mudar suas práticas de gestão. "Este desafio tem sido motivado pelo baixo desempenho, evidenciado por altos índices de perdas de materiais com impactos ambientais, baixa produtividade da mão de obra e dificuldade para entregar empreendimentos dentro de prazos e custos acordados com seus clientes", enumera.



Fernanda conta que, diante deste cenário, desde a década de 90 a academia vem pesquisando a aplicação de conceitos e princípios de sucesso provenientes da manufatura. "Mediante adaptações ao contexto da construção civil, tais conceitos vêm sendo aplicados em canteiros de obras de construtoras brasileiras e os resultados têm sido positivos. Entretanto, é importante que os gestores tenham consciência de que há caminhos a serem seguidos que levam a maior possibilidade de sucesso." São exatamente estes caminhos que a engenheira civil abordará na sua palestra.



Faça sua inscrição aqui.