Notícias

Mesa redonda abre hoje o Fórum EletroMetalCon

Empresários do setor industrial, profissionais, comerciantes, professores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas metalmecânica, elétrica, eletrônica e construção civil terão uma excelente oportunidade para debater problemas e expectativas comuns durante o Fórum EletroMetalCon 2017 – Tecnologias aplicadas nas Indústrias Eletrometalmecânica e Construção Civil, que será realizado no SENAI em Londrina, de hoje até quinta-feira (11/05),  das 18h00 às 22h30. O evento abre espaço para as inovações tecnológicas e também para compartilhar experiências, com objetivo de fortalecer e ampliar o desenvolvimento dos setores empresariais e industriais. A programação variada do Fórum inclui palestras, cursos e workshops, sempre privilegiando momentos para que os empresários possam interagir e ampliar contatos. Durante os três dias do evento, o Fórum terá uma grande área destinada às empresas do setor para a apresentação, demonstração e comercialização de novos produtos, equipamentos e serviços. 

Outro destaque do evento será a exposição dos três projetos selecionados no 9º Prêmio EletroMetalCon de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Materiais Elétricos e Construção Civil. O Prêmio teve 48 projetos inscritos de estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior de 7 Estados, um recorde de participação.



Realizado pelo SINDIMETAL – Londrina e pelo SINDUSCON Norte/PR, com apoio do SENAI, do SESI e patrocínio da Fomento Paraná e da FIEP, o Fórum EletroMetalCon 2017 será sediado na estrutura do SENAI em Londrina. O evento tem como entidades parceiras a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o Hotel Golden Blue, o Londrina Convention Bureau e o SEBRAE. O 9º Prêmio EletroMetalCon também conta com o apoio da SERCOMTEL.



Tecnologia é o grande destaque

O presidente do SINDIMETAL Londrina, Valter Orsi, destaca a variada programação técnica do Fórum mesclada com a área de exposição. “O Fórum oferece uma oportunidade única para que todos os públicos envolvidos no setor da indústria possam debater e trocar experiências. Além disso, a tecnologia é o grande destaque deste evento. E a tecnologia é a chave para aumentar a competitividade. Nós temos que nos preparar para isso”, afirma Orsi. Para o presidente do Sinduscon Norte PR, engenheiro civil Rodrigo Zacaria, a interação entre os diversos segmentos da indústria fortalece os setores à medida em que discute problemas comuns e apresenta alternativas que podem ser compartilhadas por todos. “O Fórum EletroMetalCon proporciona uma rara oportunidade para que esse encontro aconteça”, destaca Zacaria. 



Mesa redonda sobre políticas públicas para a indústria

A abertura do evento, no dia 9 de maio, às 19h00, vai abordar o tema “Políticas Públicas para as Indústrias de Londrina” em mesa-redonda que terá a participação do Prefeito de Londrina,  Marcelo Belinati, do presidente do Sindimetal Londrina – Valter Orsi, do presidente do Sinduscon-Norte PR – Rodrigo Zacaria,  de autoridades locais e estaduais, além de aproximadamente 250 representantes do setor. O evento terá como mediador o jornalista e professor universitário -  Tadeu Felismino.  Antes do início dos debates, a banda londrinense Cluster Sisters fará uma apresentação no formato pocket que permite apreciar ainda mais os belos arranjos vocais para clássicos do swing jazz. A apresentação tem o apoio do SESI Cultura.

Palestras abertas ao público

As palestras da programação técnica do Fórum são abertas ao público em geral e a participação é gratuita, mas é necessário confirmar a presença pelo site www.eletrometalcon.com.br e as vagas são limitadas. No dia 10 (quarta-feira), às 18h30, o engenheiro José Roberto Cavichiolli dará palestra sobre “Ar Comprimido – Características e Correto Tratamento”. Cavicchioli é graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Marketing Direcionado ao Mercado e Administração Industrial e é diretor Técnico/Comercial da Tecnoar Automação Industrial Ltda de Londrina. 



Às 19 horas, o diretor de Mercado da Fomento Paraná Luiz Renato Oliveira Jorge Hauly falará sobre “Fomento Paraná – Oportunidade de Investimentos”. Luiz Renato Hauly é graduado em Direito e Ciências Econômicas e cursa especialização em Gestão Pública. 

Às 19h30, o publicitário e consultor do Grupo Affari de Curitiba, Rodrigo Saporiti vai proferir a palestra “Conflitos de gerações no ambiente empresarial – Quais são as 5 gerações e como lidar com as mais modernas – Princípios de PNL e Comunicação Interpessoal”. Saporiti ministra cursos e treinamentos em Liderança e Vendas pela UniveB na América Latina e foi editor-executivo das revistas VendaMais, Motivação, Liderança e InvestMais.

Os participantes das palestras do dia 10 vão concorrer ao sorteio de diagnósticos gratuitos para empresas interessadas em participar do Programa B + P (Brasil mais Produtivo).

O tema “Eficiência Energética: O papel dos supressores de surtos na indústria – Cases de Sucesso” abre a programação técnica do dia 11 (quinta-feira), às 18h30. A palestra será proferida pelo engenheiro Paulo Fernando Mesquieri que possui longa experiência nas áreas de engenharia de manutenção, gerência de projetos e processos, gerência de produtos, planejamento estratégico e gerência industrial. Mesquieri comanda a instalação da tecnologia Somatec Blocking em empresas e indústrias nacionais. 



Às 19 horas, o engenheiro civil Olavo Batista Junior vai falar sobre “Novos Mercados, Estratégias e Competitividade para o setor da Construção Civil”. Ele é pós-graduado em engenharia de segurança com MBA em Estratégias de Empresas e atua na Plaenge Industrial, é gerente regional da Vanguard Home, gerente regional da Plaenge Empreendimentos, diretor da ACIL e diretor do Sinduscon Norte PR. 

Em seguida, às 20 horas, a palestra sobre “Implementação da Lean Construction na Construção Civil” será proferida pela engenheira Fernanda Saffaro, mestre e doutora em Engenharia Civil e professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Fernanda Saffaro tem experiência na área de engenharia civil com ênfase na Construção Civil e atua nos segmentos de Gestão da Produção, Padronização, Prototipagem e Construção Civil. 

Os participantes da agenda técnica da quinta-feira vão participar de sorteios de diagnósticos com a Equipe IST Senai Londrina para avaliar o uso de técnicas Lean nos processos construtivos. Toda a agenda técnica será realizada no Auditório do SENAI. 



Workshop Interativo

Uma grande área está reservada para a exposição, apresentação, demonstração e comercialização de produtos, equipamentos e serviços de várias empresas e indústrias parceiras do Fórum EletroMetalCon. 



O workshop promove o intercâmbio técnico e comercial entre profissionais e empresários dos setores envolvidos. As empresas parceiras que vão participar do workshop são: Adex Tintas, Gelt Tecnologia & Comunicação, Furgão Ibiporã Indústria de Carrocerias Metálicas, Ropel Máquinas e Ferramentas, Tecnoar Automação Industrial, HellermannTyton, Somatec Blocking, além dos realizadores e apoiadores, Sindimetal Londrina, Sinduscon Norte-PR, Senai e Sesi.



9º Prêmio EletroMetalCon



O Workshop vai apresentar também os três trabalhos selecionados no 9º Prêmio EletroMetalCon de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Materiais Elétricos e Construção Civil. Os trabalhos que estarão expostos são, por ordem alfabética pelo título do projeto:

Projeto: 

IPAI - INTERRUPTOR PROGRAMÁVEL AUTOMÁTICO INDIVIDUAL

•         - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU - TAUBATÉ (SP)

•         - Autor: Douglas Fermino

•         - Orientador: Filipe Wiltgen



Projeto: 

SISTEMA PARA SOLDAGEM AUTOMATIZADA TIG ORBITAL DE TUBOS DE PEQUENO DIÂMETRO

•         - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – LABSOLDA - FLORIANÓPOLIS (SC)

•         - Autor: Rafael Gomes Nunes Silva 

•         - Orientador: Mateus Barancelli Schwedersky



Projeto: 

UTILIZAÇÃO DE VALAS DE INFILTRAÇÃO PARA SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA

•         - FACULDADE DE PATO BRANCO – FADEP - PATO BRANCO (PR)

•         - Autor: Cesar Bonadimann

•         - Co-autores: Diogo Henrique Baller, Bruno Uesllen de Oliveira, Everton Rubleski, Irineo Mumbelli.

•         - Orientadora: Keli Starck



A programação completa do Fórum EletroMetalCon 2017 está disponível no site www.eletrometalcon.com.br onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas para as palestras da agenda técnica.  



FÓRUM ELETROMETALCON 2017

De 9 e 11 de maio de 2017  - Das 18h00 às 22h30 - Entrada Gratuita

Local:  SENAI – Londrina (PR), Rua Belém nº 844

(43) 3294.5134 e (43) 3337.6565 - www.eletrometalcon.com.br